Alex Pelicer
alex@acidadevotuporanga.com.br
O CAV está próximo de ser comandos por empresários votuporanguenses. Durante o dia de ontem, o secretário de esportes, José Ricardo Rodrigues da Cunha, viajou para o Rio de Janeiro e esteve reunido com representante do grupo angolano, e também atual presidente da Votuporanguense, Carlos Alberto Fonseca Lopes, para uma possível compra do clube.
Se as negociações forem concluídas, o time passará a ser comando por dez empresários da cidade, que ainda não tiveram nomes divulgados, e a razão social também poderá ser mudada.
Com a compra acertada, além do clube ficar na cidade, todas as documentações de jogadores e todos os contratos poderão ser assinados por aqui também, o que pode atrair patrocínios maiores.
Atualmente, qualquer transação que envolva o CAV é necessário consultar os sócios angolanos, que têm um escritório no Rio de Janeiro. Na Rádio Cidade, Claudio Craveiro disse ‘que o negócio está praticamente feito’.
Abaixo, entenda a trajetória do clube votuporanguense.
Associação Atlética Votuporanguense
Associação Atlética Votuporanguense foi um clube brasileiro de futebol, localizado na cidade de Votuporanga, interior do estado de São Paulo. Fundada em 23 de dezembro de 1956, suas cores eram preta e branca. Teve 36 participações no Campeonato Paulista de Futebol.
Viveu seu ápice durante os anos de 1970. Em decorrência de uma dívida com a Federação Paulista de Futebol e a falta de parcerias, o time teve sua última participação no Campeonato Paulista de Futebol do ano de 2000 e fechou definitivamente as portas.
Uma nova tentativa
A Sociedade Esportiva Votuporanga foi fundada no dia 10 de maio de 2001, na cidade de Votuporanga, pela Família Pitarelli. Em 2002, disputou o seu primeiro torneio profissional, a então Série B3. Porém, só um ano depois conseguiu o acesso à divisão seguinte, ao superar Campinas e Assisense nos jogos decisivos.
Após chegar na A3, o clube deixa Votuporanga e muda-se para Hortolândia.
2009 nasce o CAV
O Clube Atlético Votuporanguense, apelidado carinhosamente pela torcida de CAV, foi fundado em 11 de dezembro de 2009. O clube tornou-se profissional no ano seguinte, quando disputou a Série B do Campeonato Paulista de Futebol pela primeira vez.
Na primeira fase daquele campeonato, o time votuporanguense se classificou em segundo lugar do grupo 1 com 28 pontos, ficando atrás somente da Santacruzense. Mas acabou sendo eliminado na segunda fase terminando em 4° colocado do grupo 12.
No ano seguinte, em 2011, o CAV quase conseguiu acesso para a Série A3. O time precisava da vitória contra o Guaçuano fora de casa, mas perdeu de 2 a 0.
Em 30 de setembro de 2012, a Votuporanguense consegue seu acesso para a Primeira Divisão do Campeonato Paulista, vencendo seu maior rival, Fernandópolis, por 1 a 0.
Atualmente, o clube vem batendo recorde de público nas divisões que disputa.