Timão tenta entrar no G4, enquanto Peixe procura vitória para se recuperar do vexame na Espanha e fugir da zona de rebaixamento
Da redação
Santos e Corinthians voltam a se enfrentar hoje, às às 21h50 na Vila Belmiro, desta vez pelo Campeonato Brasileiro. O Timão, que busca uma vaga no G4, tenta contar com o momento positivo que vive. Embalado por duas vitórias consecutivas no Brasileirão, a equipe enfrentará um Santos que fará seu primeiro jogo após a histórica goleada por 8 a 0 sofrida em Barcelona. Na única vez em que visitou o estádio do rival da Baixada neste ano, pelo segundo jogo da final do Paulistão, o Timão levantou a taça estadual.
No último encontro entre os times pauslitas, Tite segurou o empate por 1 a 1 e conquistou o título do Paulistão 2013. O triunfo corintiano acabou com o que seria um feito inédito, O Santos, então tricampeão paulista (2010, 2011 e 2012), mirava o tetra que nenhuma equipe, nem o Santos de Pelé, havia conseguido na história do estadual.
O Corinthians, sétimo colocado com 17 pontos, já o Santos ocupa a 14ª posição com 12 pontos, apenas dois a mais do que o Atlético - MG que está na zona de rebaixamento
Melhor zaga
O Corinthians conta com o melhor desempenho defensivo do Campeonato Brasileiro neste momento. Foram apenas cinco gols sofridos em onze rodadas e não sofre gols há 355 minutos na competição.
Porém, o técnico se nega a elogiar apenas a zaga e o goleiro. A “culpa”, neste caso, é do time todo, já que a pressão sobre o adversário começa na saída de bola, com os atacantes alvinegros.
– O desempenho não é da defesa, mas da equipe que se defende. Quem vê a primeira linha de marcação, o que faz Danilo, Emerson... Às vezes você o risco de tomar um cartão para roubar a bola. Nosso time é assim. Isso está acima do resultado – argumentou Tite.
Fantasma do Z4
Uma vitória no clássico contra o Corinthians pode representar mais uma recuperação do Santos no Campeonato Brasileiro, onde o clube perdeu seu último compromisso, para a Ponte Preta, na nona rodada. Por conta do jogo contra o Barça, o Peixe perdeu posições na tabela de classificação - é o 14º - e agora está novamente assombrado pelo fantasma do rebaixamento - o Alvinegro tem apenas dois pontos a mais que o Atlético-MG, 17º colocado e primeiro na zona do descenso.
Desfalques
No Timão, Emerson recebeu o terceiro cartão amarelo nos minutos finais e também está fora.Renato Augusto, principal pedido da torcida e um dos responsáveis diretos pela vitória do último domingo contra o Criciúma, deve seguir como titular do Corinthians. Com Emerson suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Tite já deu sinais de que o camisa 8 será mantido.
Já no time da Vila, Claudinei não sabe se terá à disposição o atacante Thiago Ribeiro, contratado do Cagliari, da Itália. O jogador fez a sua estreia com a camisa alvinegra na derrota para o Barcelona, mas ainda não teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).