Situação preocupante do Corinthians no Brasileiro faz técnico vetar possibilidade de poupar principais goleadores: 'Não vamos adiar nada'
Alexandre Pato deve retornar contra o Criciúma: gols estão em falta
Da redação
O técnico Tite deverá ter seu elenco praticamente inteiro para disposição na partida contra o Criciúma, no próximo sábado, às 21h (horário de Brasília), no estádio Novelli Júnior, em Itu. A tendência é que os atacantes Paolo Guerrero, em recuperação de uma lesão no pé esquerdo, e Alexandre Pato, de volta da seleção brasileira, retornem já como titulares. Para o treinador, não é o momento de poupar jogadores ou pensar em desgaste.
Sem suas principais referências no setor ofensivo, o Corinthians não faz gols há quatro partidas. Após três empates sem gols consecutivos, contra Atlético-MG, Atlético-PR e São Paulo, o Timão foi derrotado pelo Grêmio por 1 a 0 na noite de quarta-feira. Claramente necessitado dos principais goleadores de sua equipe nesta temporada, o técnico admitiu: é hora de usar todas as alternativas à disposição.
Assim como o lateral Fábio Santos retornou à lateral esquerda no sacrifício, após se recuperar de uma cirurgia no púbis, Guerrero e Pato, autores de 18 e 15 gols na temporada, respectivamente, também não terão qualquer tempo de adaptação. Jogar com força máxima diante do Criciúma e voltar a vencer é a missão do momento.
– Não tem essa de ganhar ritmo. Tem de ter ritmo e resultado agora. Eu não sou ingênuo de fugir da responsabilidade do momento. Não vamos adiar nada. Temos pressa, assim como tivemos com o Fábio Santos – analisou.
Embora tenha sido claro que não pretende dar tempo de descanso aos seus atletas em meio ao mau momento do Corinthians no Campeonato Brasileiro, Tite também voltou a criticar o calendário do futebol brasileiro. Após o 65º jogo do Timão em 2013, em Porto Alegre, o técnico se disse encurralado diante de uma situação sobre a qual não tem controle.
– Não há possibilidade de jogar quarta e sábado. Fizemos nosso jogo de número 65 no ano. Eu estou apresentando dados porque não tenho condição de usar todo mundo. Quem se desgastar não tem condição. É isso – desabafou.
Os mais veteranos do elenco, como o lateral Alessandro, o meia Danilo e o atacante Emerson Sheik costumam sentir a sequência de jogos consecutivos. Contra o Grêmio, por exemplo, o zagueiro Paulo André e o lateral Fábio Santos acabaram fora da partida por impedimentos de ordem física e médica, respectivamente. A parte final do Campeonato Brasileiro não dará trégua: o Timão tem nove jogos para resolver sua situação e se livrar do risco de rebaixamento.
Como se não bastasse a missão de afastar a degola das próprias projeções, a equipe ainda tem outra preocupação: a Copa do Brasil, cada vez mais tratada como única chance do Corinthians disputar a Taça Libertadores da América em 2014. Na próxima quarta-feira, dia 23, o Timão volta a encarar o Grêmio na Arena para tentar avançar à semi do torneio. No jogo de ida, empate sem gols no estádio do Pacaembu.