Destaque do Timão desde o ano passado, setor defensivo busca fazer valer a fama para levar equipe às quartas de final
Corinthians tem a melhor defesa do Campeonato Brasileiro: sofreu 12 gols em 18 jogos. Apesar da estatística positiva, o momento é delicado: o Timão foi vazado nas últimas cinco partidas e chega ao duelo contra o Bragantino, hoje, às 22h (horário de Brasília), com a necessidade de não deixar o zero sair do placar adversário. Derrotada por 1 a 0 no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, a equipe de Mano Menezes precisa vencer por dois gols de diferença desta vez para avançar à próxima fase da competição.
Tomar um gol do Bragantino significaria ter de fazer, no mínimo, três - e sem Paolo Guerrero, principal referência do ataque alvinegro, embora Romarinho e Luciano dividam a artilharia do clube na temporada, com 11 gols cada. A última vez que o Corinthians não sofreu nenhum gol foi na vitória por 1 a 0 sobre o Santos, em clássico realizado na Vila Belmiro, no dia 10 de agosto.
Para o jogo decisivo desta quarta-feira, o Timão confiará sua defesa a uma nova dupla de zaga: com Gil nos Estados Unidos à serviço da Seleção Brasileira, Felipe atuará ao lado de Anderson Martins. Criticado por erros nas vezes em que foi titular no início do ano, o defensor busca entrosamento com um jogador que acumula apenas quatro partidas com a camisa alvinegra após a saída de Cléber, negociado com o Hamburgo, da Alemanha.
Efeito tático
A saída de Petros, que perdeu a vaga entre os titulares mesmo após conseguir efeito suspensivo dos 180 dias de afastamento propostos pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), teve um efeito tático sobre o Timão. A quantidade de desarmes executados pelo meia faz falta à equipe, que agora joga com dois armadores: na ausência de Lodeiro, titular no empate por 1 a 1 com o Fluminense, no último domingo, Renato Augusto e Jadson devem atuar no setor.
Após cogitar a contratação do experiente André Dias, de 35 anos, o Corinthians não tem um nome em pauta para substituir Cléber na defesa. Com a convocação de Gil, a única opção no banco de reservas será Pedro Henrique, de apenas 19 anos, promovido das categorias de base no início desta temporada.