Nesta semana, as avaliações começaram na segunda-feira (1º) e seguirão até amanhã, todas realizadas na Arena Plínio Marin
Comissão técnica do sub-20 segue em busca de jogadores para a disputa da Copinha em 2026 (Foto: CAV)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
O Clube Atlético Votuporanguense segue em processo de formação do elenco sub-20 que representará a equipe na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2026, competição que terá início em janeiro e é considerada a principal vitrine das categorias de base do futebol brasileiro. O clube ainda tem 15 vagas disponíveis para a montagem do grupo e continua promovendo testes com jovens atletas.
Nesta semana, as avaliações começaram na segunda-feira (1º) e seguirão até amanhã, todas realizadas na Arena Plínio Marin, em Votuporanga. O time que disputará a Copinha será comandado pelo técnico Vinícius Viola, responsável pela observação dos atletas e pela definição do elenco. Ele tem acompanhado de perto cada etapa do processo seletivo, que começou em julho e segue até a definição dos 30 jogadores que integrarão o grupo final. A preparação da equipe terá início em outubro, quando os atletas escolhidos iniciarão os treinos específicos visando a tradicional competição nacional.
Desde julho, a Pantera vem realizando um trabalho contínuo de captação e avaliação de talentos. O processo começou com duas peneiras abertas na Arena Plínio Marin, que reuniram mais de 200 jovens vindos de diferentes regiões do Brasil. Os inscritos representaram quase 80 cidades de oito estados, todos nascidos entre 2006 e 2009, faixa etária permitida para a Copa São Paulo.
O número expressivo de participantes demonstrou a abrangência do projeto do Votuporanguense, que busca oferecer oportunidades a jogadores que sonham em se tornar profissionais, ao mesmo tempo em que fortalece sua categoria de base.
Além das peneiras, o clube promoveu uma série de amistosos que serviram como ferramenta de observação. Nessas partidas, a comissão técnica avaliou tanto os atletas já em processo de seleção quanto jogadores adversários, que também despertaram interesse. Entre os confrontos realizados, a Votuporanguense enfrentou o Catanduva, uma seleção formada por atletas da região de Nhandeara, outra seleção regional de Pereira Barreto, o Soccer, também de Catanduva, e o Santa Fé. Os jogos tiveram papel importante para medir o desempenho coletivo da equipe em formação e identificar jogadores com potencial para compor o elenco.
De acordo com o planejamento, o acompanhamento individual de cada atleta continuará sendo prioridade até a definição final do grupo. O objetivo é chegar a 30 nomes que estarão aptos para disputar a Copinha em janeiro. Como parte dessa estratégia, o clube mantém o processo de avaliação aberto. A direção da Pantera estuda a possibilidade de realizar mais uma semana de testes neste mês.
Diferentemente das outras categorias de base – em que a Pantera conta com parceria com uma empresa de São José do Rio Preto –, o sub-20 é de total responsabilidade do Clube Atlético Votuporanguense.