EuRiso”, realizado em Fernandópolis, tem uma
programação recheada de espetáculos.
O município de Fernandópolis recebeu neste mês, desde o dia 21, o 2º Encontro Internacional de Palhaços. O EuRiso é um evento que surgiu da inquietude de investigar e disseminar a arte do palhaço, em sua essência e termina neste domingo.
O Anjos do Picadeiro, evento organizado pelo grupo Teatro de Anônimo, é a influência que mobiliza os grupos na busca por um trabalho de qualidade e pesquisa. Desde 1998 a organização mantém contato com o Anjos e as reflexões que se constroem a partir dele. Eles buscam pensar o riso a partir do viés da necessidade humana básica e no palhaço como figura, não somente da arte de fazer rir, mas como carreadora dos reais valores humanos, sejam eles bons ou maus.
O palhaço é como um antiherói que constrói suas relações a partir da verdade, e consegue ser amado e aceito do jeito que é com seus defeitos e qualidades.
Nesse ano, o EuRiso homenageou três grandes influências de palhaçaria do Brasil. A homenagem não é apenas um reconhecimento público do que estes artistas produziram e inquietaram, é também uma característica que acreditam que seja inerente a arte do palhaço, o respeito a tradição, aos valores essenciais que vem não somente da razão, mas do coração. São os mestres: Teatro de Anônimo www.teatrodeanonimo.com.br/~ Marcio Libar marciolibar. wordpress.com/ e Ana Elvira W no www.clown.comico.com.br/