Jovens de 10 a 18 anos retornaram às aulas nesta
semana na Escola de Artes.
O “Música na Escola”, realizado pela Prefeitura de Votuporanga, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, reiniciou as atividades nesta semana, com aulas de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Escola Municipal de Artes. O período de rematrículas se estende até o dia 30 de fevereiro.
O projeto, que teve início em 2001, atualmente atende mais de 230 alunos, de 10 a 18 anos, no ensino musical de violão popular, percussão, contrabaixo, bateria, violino, viola de arco e violoncelo.
De acordo com o diretor da Escola de Artes e coordenador do projeto, Vilmar Sartori, o espaço é uma oportunidade ímpar para todos aqueles que querem ter contato direto com o universo da música. “O objetivo do curso é despertar o interesse, proporcionando o conhecimento às crianças e aos jovens, de forma a desenvolver habilidades e descobrir talentos”.
A equipe é formada pelos professores Mariane Lagoin da Mata e Horácio dos Santos Júnior (Tuca) no violino e viola de arcos; Alex Júnior Massuia da Silva no violoncelo; Adriana Mara Buzato Rigo no violão popular; Paulo Pelaio no contrabaixo e Daniel Luiz Rodrigues, na percussão e bateria.
O projeto destaca Votuporanga como uma das únicas cidades da região que oferece o curso de bateria gratuitamente. A Escola de Artes fica em cima da Concha Acústica, na rua São Paulo, esquina com a Alagoas, onde era a antiga Biblioteca Municipal.
De acordo com a secretária de Cultura, Silvia Stipp, este projeto beneficia muito os jovens que são atendidos. “Como esta semana eles retornaram de férias, é necessário que façam sua rematrícula, pois há muitos jovens em uma fila de espera, principalmente para as aulas de violão. Conforme alguns alunos desistem, vamos chamando os que já manifestaram interesse”, disse.