Ação será realizada nesta quinta-feira, como parte da política de humanização do hospital
A Santa Casa de Votuporanga recebe na manhã de hoje a apresentação do Bloco do Riso Solto, do grupo Palhaços de Plantão, a partir das 8h30, pelos corredores do hospital.
O trabalho do grupo é compreendido pela instituição como de grande importância e integra as políticas de humanização do atendimento hospitalar, possibilitando até mesmo a melhora do estado clínico dos pacientes.
Sobre o Palhaços de Plantão
Palhaços de Plantão, Arte, Educação e Saúde é uma organização não governamental, que acredita no poder do riso e na verdade do palhaço como fonte de promoção de saúde. Desde 2000 grupo desenvolve projetos no interior paulista, tanto em hospitais como nas áreas de treinamento, educação e pesquisa. Rafael Guerra de Aquino criou o “Doutores da Graça” em janeiro de 2000, para desenvolver um trabalho de cunho artístico, com atores treinados para atuarem na área da saúde, a fim de contribuir no tratamento de crianças e adolescentes internadas em hospitais, proporcionando alívio do sofrimento por meio do riso. Hoje o grupo é denominado “Palhaços de Plantão”, pois acreditam na prontidão e eficiência de um trabalho que se mantém dentro e fora do hospital proporcionando, além do riso, uma reflexão, nas atividades formativas e apresentações diversas.
O que eles fazem
Os Palhaços de Plantão desenvolvem espetáculos, cursos, workshops, oficinas e palestras com temas de prevenção de agravos e promoção à saúde e relacionados ao desenvolvimento humano e a qualidade de vida, facilitando o processo de aprendizagem por meio de aspectos lúdicos, levando informação e formação.
Atuação
Por ano são atendidas aproximadamente mil crianças em Votuporanga. Além disso, são realizadas apresentações em todo o noroeste paulista. Nos hospitais são realizadas visitas às crianças, buscando transformar a dor em riso. Sempre dois palhaços fazem visitas duas vezes por semana, desenvolvendo um jogo individual com cada criança, buscando uma relação engraçada e verdadeira.