“Os Dez Mandamentos” promete ser uma superprodução épica que contará a saga de Moisés
Estreia nesta segunda-feira, às 20h30, “Os Dez Mandamentos”, a primeira novela bíblica da Rede Record. O novo folhetim vem com a promessa de ser uma superprodução épica que reconta uma das mais famosas passagens da Bíblia: a saga de Moisés (Enzo Simi/Guilherme Winter), desde seu nascimento até a chegada de seu povo à Terra Prometida, passando pela fuga do Egito através do Mar Vermelho e o encontro com Deus no Monte Sinai. A obra é uma livre adaptação dos livros de Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, e contará com efeitos especiais grandiosos. A novela terá como objetivo cobrir mais de cem anos de história, tendo 150 capítulos divididos em quatro fases. Com dezenas de personagens, além do conteúdo histórico, “Os Dez Mandamentos” também será repleta de conflitos familiares, intrigas, luta pelo poder, traições, inveja, ódio, paixões proibidas e amores impossíveis, em tramas recheadas de muita emoção.
A história começa na cidade de Pi-Ramsés, no Egito, aproximadamente em 1300 a.C, quando o poderoso faraó Seti (Zé Carlos Machado), que odeia e despreza o povo hebreu, decreta a morte de todos os bebês israelitas do sexo masculino. Para desespero do povo escravizado, muitos bebês são jogados no rio. Mas um deles é salvo por sua família, que o coloca num cesto de junco, confiando que Deus o levará para um lugar seguro.
O cesto desce pelo rio e acaba indo parar nas mãos da Princesa Henutmire (Mel Lisboa/Vera Zimmermann), que se apieda da criança e resolve ficar com ela. O menino é batizado como Moisés e é criado como um verdadeiro príncipe egípcio ao lado de seu tio-irmão, Ramsés (Edu Pinheiro/Sérgio Marone), e da bela Nefertari (Giovana Maluf/Camila Rodrigues), que despertará o amor dos dois, provocando muitos conflitos.
Já adulto Moisés se envolve com o sofrimento de seu povo e acaba caindo em desgraça com o faraó. Obrigado a fugir, ele vai para a terra de Midiã, onde se casa com a bela e rebelde Zípora (Gisele Itiê), e passa muitos anos trabalhando como pastor de ovelhas. Um belo dia, ao pastorear seu rebanho, Moisés recebe um chamado de Deus, que se revela a ele e o manda voltar ao Egito para libertar seu povo da escravidão.
Ao voltar, Moisés reencontra seus irmãos Arão (Kadu Schons/Petrônio Gontijo) e Miriã (Isabela Koppel/Ariela Massoti/Larissa Maciel), sua mãe, Joquebede (Samara Felippo/Denise Del Vecchio), e enfrenta aquele que se tornará seu pior inimigo: Ramsés, que herdou o trono do Egito e fará de tudo para impedir Moisés de retirar seu povo de lá. Somente após sua terra ser assolada pelas Dez Pragas e a morte de seu próprio filho, Ramsés permite que o povo finalmente saia do Egito. Mesmo assim, acaba voltando atrás e resolve persegui-los através do deserto. É então que Deus, num dos momentos mais grandiosos do Antigo Testamento, abre o Mar Vermelho deixando o povo hebreu passar a pés secos no meio dele, e depois o fecha, matando o exército egípcio que os persegue.
No deserto, os hebreus passarão por muitas peripécias e desafios, sempre liderados por Moisés, que os guiará ao longo de quarenta anos até chegarem à Terra Prometida. Durante esta jornada, personagens e tramas paralelas se misturarão à história principal, criando uma novela épica sem precedentes, onde o público verá uma das mais belas histórias bíblicas e acompanhará a trajetória de fé e coragem de Moisés e seu povo.
“Os Dez Mandamentos” está sendo escrita por Vivian de Oliveira e tem direção geral de Alexandre Avancini e será exibida na tela da Record de segunda à sexta-feira. A emissora espera repetir os sucessos de suas séries bíblicas, tais como “Os Milagres de Jesus”.