O vice-presidente e diretor de Regionais e Distritais da instituição, Renato Martins
A Associação Paulista de Supermercados reuniu na noite da última quinta-feira (12/3), em São José do Rio Preto, mais de 800 pessoas, entre supermercadistas, fornecedores da indústria e veículos de imprensa, para o lançamento da Feira APAS 2015, que será realizada entre os dias 04 e 07 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. O vice-presidente e diretor de Regionais e Distritais da instituição, Renato Martins, e o Diretor da APAS Regional São José do Rio Preto, Marcos Rogetta, receberam autoridades e empresários do interior paulista no Villa Conte.
A programação da 31ª edição está sendo apresentada em várias cidades do Estado de São Paulo, a partir da apresentação do tema “Produtividade – A Serviço do Consumidor”.
Renato Martins, representando, na ocasião, o presidente da APAS, Pedro Celso, ressaltou a pertinência da escolha do tema Produtividade para a Feira APAS 2015. “Produtividade foi um tema certeiro por vir ao encontro do novo cenário econômico e político em que nos encontramos em 2015. A Feira é uma excelente oportunidade para que os supermercadistas se atualizem e se planejem para este momento do país”.
Martins, que é supermercadista em Votuporanga, comentou ainda sobre o cenário econômico do país. “O setor supermercadista tem observado essa retomada no poder de compra do consumidor no início de março em relação aos meses de janeiro e fevereiro. Esperamos que esta recuperação aconteça”.
Marcos Rogetta, Diretor da APAS Regional São José do Rio Preto, agradeceu o apoio de toda diretoria e também ressaltou a importância da produtividade. “É preciso que os supermercadistas estejam preparados e focados na melhor organização de suas lojas, que é chave para garantir a rentabilidade de forma sadia e perene, e estejam atentos aos novos hábitos dos consumidores provocados pela instabilidade econômica. Convidamos todos a participar da Feira, que propicia um momento de troca de informações e busca de melhorias”, disse.
Responsabilidade Social
A diretoria de Responsabilidade Social da APAS também atua na Feira APAS, a partir da já tradicional Campanha de Arrecadação, que recolhe alimentos e produtos de higiene e beleza nos Eventos de Lançamento da Feira APAS pelo Estado e no próprio Pavilhão do Expo Center, em São Paulo, no último dia da Feira. No caso da Regional São José Rio Preto, todas as doações do jantar realizado no Villa Conte serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade da cidade.
“Durante a Feira APAS 2014, foram arrecadadas 15 toneladas de alimentos e produtos de higiene pessoal. Em todos esses anos, as doações já beneficiaram 250 mil pessoas, por meio de 232 toneladas de produtos”, destacou Rose Pavan, coordenadora de Sustentabilidade da APAS.
Feira APAS
Entre os dias 4 e 7 de maio, o Expo Center Norte, em São Paulo, sediará mais uma edição do maior evento mundial do setor supermercadista: a Feira APAS 2015 – 31º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, que, neste ano, será pautada pela temática “Produtividade – A Serviço do Consumidor”. Trata-se de uma prática que é cada vez mais utilizada em diversos segmentos para gerar resultados, com foco no melhor atendimento aos consumidores.
A grande novidade da Feira será os Projetos Especiais - uma iniciativa da APAS para desenvolver novos fornecedores de determinadas categorias para os supermercados, sendo eles: Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), Cervejas Artesanais e Flores. Outro destaque é o aplicativo do evento, que, disponível para os sistemas operacionais Android ou iOS, proporciona uma série de benefícios, como por exemplo, toda programação do Congresso de Gestão e a lista das empresas expositoras.
Esse ano a Feira conta com um espaço ainda maior, total de 35 mil m² de área de exposição, o que supera o número do ano anterior. Ou seja, a Feira APAS 2015 já é a maior de todos os tempos.
Congresso
Paralelamente à Feira APAS 2015, o tema Produtividade estará presente em todo o ciclo de conferências e painéis realizados durante o Congresso de Gestão em Supermercados, que trará palestras de renomados especialistas brasileiros e internacionais.
“Produtividade é tornar produtivo e, nesse sentido, a Feira APAS é um palco de encontros que torna o tempo dos consumidores produtivo”, ressalta Pedro Celso, presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS).
A palestra inaugural terá como tema: “Ética e Burocratização no Brasil” e contará com a presença de Ives Granda, sócio do escritório Advocacia Granda Martins. Um dos destaques do Congresso será a palestra do famoso guru de negócios mundiais, o indiano Ram Charan, que será realizada no Grande Auditório 2, no dia 7 de maio.
Arena do Conhecimento
Na APAS 2015, os colaboradores que atuam nos supermercados também terão a oportunidade de participar das palestras e cursos gratuitos, com foco no conhecimento teórico e prático das melhores práticas do mercado nos seguintes temas: FLV, Padaria e Confeitaria, Açougue e Rotisseria.
“A Feira APAS só cresce, junto com os expositores, público e oferta de produtos. O objetivo do evento é que exista interação para gerar relacionamento de confiança, motivando assim a geração de novos negócios”, concluiu Pedro Celso.
Região de São José do Rio Preto
Os números locais revelam a força da região no Estado de São Paulo. A APAS Regional de São José do Rio Preto tem 77 associados de 254 lojas instaladas em 106 municípios, entre eles Catanduva, Mirassol, Votuporanga, Fernandópolis, Jales e Santa Fé do Sul.
Em 2013, a região de São José do Rio Preto foi responsável por 3% do faturamento do setor supermercadista no Estado, o que equivale a aproximadamente R$ 2,6 bilhões. O setor emprega, aproximadamente, 15 mil colaboradores. E assim, desponta como uma das principais atividades do comércio e do PIB da região. Só na cidade de São José do Rio Preto, o segmento de supermercados faturou no ano passado R$ 863 milhões, o que equivale a 33% da região e 1% do faturamento de todo o Estado de São Paulo.
Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.226 associados, que somam mais de 2.907 lojas.