Haverá uma palestra sobre o Controle Social, quando se discutirão as competências dos conselheiros.
Para contribuir com o desenvolvimento econômico e cooperativo, a Prefeitura de Votuporanga criou o Conselho Municipal de Economia Solidária em dezembro do ano passado. O órgão tem como objetivo potencializar as cooperativas existentes na cidade e incentivar a criação de empreendimentos. Agora, os membros investem em capacitações.
No dia 18, será realizado um encontro, no Espaço Empresarial. Haverá uma palestra sobre o Controle Social, quando se discutirão as competências dos conselheiros.
No fim do mês passado, uma capacitação com representantes do órgão foi promovida também no Espaço Empresarial. O evento contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Diogo Mendes Vicentini, e de integrantes do Conselho.
A palestra foi ministrada por Solange Aparecida Lima Consultora Técnica da Unisol- Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários de São Paulo, que abordou sobre o conceito de economia solidária. Na ocasião, foi proposta a realização de um Seminário Municipal de Economia Solidária.
Vicentini explicou que “o Conselho contribuirá na execução de ações que beneficiarão diretamente as cooperativas regularizadas ou em vias de formalização voltadas para a geração de trabalho e renda às famílias, principalmente as em situação de pobreza e vulnerabilidade social”.
O conselho é formado por representantes do poder público e ainda da Coopervinte, Cooperfesta, Ponto a Ponto, Unifev – Centro Universitário de Votuporanga e Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo).