Cerca de 600 cães já foram encoleirados; programa continua na Zona Sul na semana que vem
Esta quinta-feira (12/3) é o último dia para que cães possam ser encoleirados gratuitamente na Zona Norte. Na próxima semana, o programa continua na Zona Sul. O encoleiramento na região norte acontece no Complexo Esportivo “Mário Covas”, nesta quarta e quinta-feira, das 8h às 12h30. A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Votuporanga adotou esse novo cronograma para centralizar as equipes e, com isso, atingir um maior número de animais para o combate à leishmaniose.
O veterinário do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses), Élcio Sanchez Estevez Júnior, revela que cerca de 600 cães receberam a coleira só nos três primeiros dias da ação (3, 4 e 5 de março). “Até o momento a adesão tem sido satisfatória, mas a nossa expectativa é aumentar ainda mais este número”, ressalta.
Na semana que vem, o encoleiramento será realizado na região sul, nos dias 17, 18 e 19 de março, das 8h às 12h30, no Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil), que fica na Rua Pernambuco, 1,736.
Esta é a terceira etapa da campanha. Na primeira, 10 mil cachorros receberam a coleira. Na segunda, foram 6.160 atendidos. O veterinário do Secez pediu a participação da população. “É muito importante encoleirar os cães a cada seis meses já que o número de animais infectados vem caindo desde o início do programa”, explica Júnior.
As coleiras repelentes à base de deltametrina 4% foram disponibilizadas gratuitamente pelo Ministério da Saúde. Até o final deste ano está prevista uma nova troca da coleira, o que deverá ocorrer dentro de seis meses. Ao final do programa, Votuporanga será o único município a ter recebido mais de 60 mil coleiras e único a adotar a oferta de encoleiramento para todos os cães residentes.
Essas medidas estão reduzindo o percentual de animais infectados com a leishmaniose. Em 2012, 29,7% dos cães de Votuporanga haviam contraído a doença. No ano passado, esse índice caiu para 7%.