Em Rio Preto, Almir Sater, Bicho de Pé, Gabriel O Pensador e O Terno são algumas das atrações
O Governo do Estado de São Paulo revelou as principais atrações musicais da Virada Cultural Paulista 2015. Esta edição da Virada, um dos eventos culturais mais abrangentes do interior e litoral paulista, acontecerá em dois finais de semana: onze cidades participam nos dias 23 e 24 de maio, e doze, nos dias 30 e 31 de maio.
Das cidades mais próximas de Votuporanga, São José do Rio Preto recebe dias 23 e 24 de maio: Almir Sater, Bicho de Pé, Gabriel O Pensador, O Terno. Já no outro fim de semana, 30 e 31 de maio, Araçatuba terá Ellen Oléria, Paula Lima, Racionais, Selvagens à Procura de Lei, Wanderléa. Ilha Solteira trará também Agnaldo Timóteo, Almir Sater, Clube do Balanço, Ludov, Lurdez da Luz, Teatro Mágico.
A Virada Cultural Paulista é realizada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo em parceria com as Prefeituras envolvidas, com o SESC-SP e com o MIS – Museu da Imagem e do Som, que oferece programação especial de acordo com o interesse e especificidades de cada município.
A diversidade, que já é característica da Virada, dá o tom da programação, mesclando nomes tradicionais às tendências que marcam a pluralidade do cenário musical brasileiro. Além disso, nessa edição, a Secretaria da Cultura do Estado também está buscando ampliar a participação dos municípios na configuração dos palcos internos, com o objetivo de garantir maior visibilidade para a produção local e integrar também os palcos paralelos à programação oficial, tornando o evento cada vez mais abrangente.
Para definir as atrações de cada cidade, os produtores e coordenadores da Secretaria de Estado da Cultura se encontraram com representantes dos municípios participantes, que indicaram o perfil de público das suas regiões e os estilos de música e de gêneros culturais com maior destaque nas cidades.
Confira a programação completa de todas as atrações e cidades participantes pelo site: www.cultura.sp.gov.br.
Onde e Quando
No primeiro fim de semana, 23 e 24 de maio, a Virada Cultural Paulista será realizada em Bauru, Botucatu, Franca, Indaiatuba, Limeira, Marília, Piracicaba, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Já nos dias 30 e 31 de maio, o evento desembarca em Assis, Araçatuba, Araraquara, Campinas, Caraguatatuba, Ilha Solteira, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste e Santos.
Mais Sobre a Virada
A Virada Cultural Paulista é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com Prefeituras, com o SESC-SP e com o MIS. Enquanto o Estado arca com todos os custos de contratação dos artistas e monta a programação cultural principal, as prefeituras arcam com todo o investimento na montagem da infraestrutura de palco, som e luz, além de garantir a segurança e a limpeza nas áreas do evento.
Além disso, o Estado estimula os municípios a montarem programações paralelas, com artistas da cidade, de forma a dar visibilidade à produção artística local. Neste ano, esse estímulo se estenderá, também, à configuração dos palcos internos, que terão mais espaço para os artistas locais programados em pareceria com as Prefeituras.
A nona edição da Virada Cultural Paulista acontece em 23 municípios em dois fins de semana: 11 cidades recebem o evento nos dias 24 e 25 de maio e 12 nos dias 30 e 31 de maio. A divisão do evento em dois finais de semana foi realizada pela primeira vez no ano passado e permitiu a maior participação do público, assim como dos artistas que puderam se apresentar em até quatro cidades diferentes como foi o caso da banda Titãs.