A vice-presidente é Eliete Vieira de Paula, representando a Secretaria do Desenvolvimento Eco
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A mesa diretora do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Votuporanga foi eleita em última assembleia ordinária. Iara Rosane da Costa Rufato é a presidente do órgão, como representante da Secretaria Municipal de Assistência Social.
A vice-presidente é Eliete Aparecida Sforza Vieira de Paula, representando a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico. A primeira secretária eleita é Cleide Maria Monari Semenzato (representante de Entidades/Organizações da área de Assistência Social) e a segunda secretária, Janaína Lima do Nascimento (representante do Fundo Social de Solidariedade).
O mandato será de 18 meses, intercalando sociedade civil com o Poder Público. A primeira plenária será realizada no dia 10 de fevereiro, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Assistência Social, sito à Avenida João Gonçalves Leite, n°. 4.705 - Bairro Jardim Alvorada.
A Prefeitura de Votuporanga constituiu o primeiro Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, composto por 18 membros titulares e mais 18 suplentes, sendo nove representando o Poder Público e outros nove, órgãos ou entidades da sociedade civil.
O CMDM é um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa no âmbito de suas competências, integrante da estrutura da Secretaria Municipal de Assistência Social, regido pela lei municipal número 4.847, de 6 de outubro de 2010. Ele tem como finalidade formular e propor diretrizes de ação governamental, voltadas à promoção e garantia dos direitos das mulheres e atuar no controle social de políticas públicas de igualdade de gênero. Os integrantes se reúnem periodicamente para discutir temas voltados a esta finalidade.
A criação do Conselho integra a política desenvolvida no município para garantir os direitos das mulheres juntamente com um trabalho iniciado pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social, desde março deste ano. Mais informações sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher pelo telefone 3426-2620.
Leia na íntegra a versão online