Da Redação
O Peca (Projeto Expedições Científicas e Assistenciais) encerrou os trabalhos em Votuporanga ontem. O grupo de alunos do curso de medicina acompanhados de professores da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo esteve no município no período de 20 a 25 deste mês onde cerca de 200 profissionais realizaram atendimentos em diversas especialidades.
A proposta do projeto Peca é levar atendimento e instruções de prevenção aos bairros afastados, na zona rural e a quem não tem acesso a saúde ou o tem com pouca frequência.
Sendo assim, levaram há mais de 800 pessoas da Vila Carvalho e do Distrito de Simonsen 17 especialistas em áreas entre acupuntura, cirurgia geral, clínica médica, dermatologia, geriatria, ginecologia, medicina da família, medicina do trabalho, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, patologia clínica, pediatria, psiquiatria, radiologia e urologia.
O paciente assistia palestra preventiva sobre doenças crônicas, passava pela triagem e era atendido. Assim já arealizava os exames indicados e, recebia gratuitamente medicamentos, orientações e indicação do tratamento correto.
Além dos atendimentos à população, vários fóruns acadêmicos aconteceram no período da noite para os funcionários da saúde pública da cidade. O PECA 2011 recebeu o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Unifev, que ofereceu alojamento, alimentação, transporte local e o espaço para atendimento aos expedicionários.
Leia na íntegra a versão online