Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A duplicação para a rodovia Euclides da Cunha já começa a ter forma. As empreiteiras responsáveis pela obra — Constroeste, Conter, Serveng/S.A.Paulista e Bandeirantes — estão atuando em três frentes de trabalho por lote.
Enquanto isso, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) está pagando mais de 40 desapropriações em toda a região. O órgão ressalta que para a duplicação é necessária a desapropriação. Por conta disso, foi emitido em 11 de março 2011 Decreto de Utilidade Pública que torna todas as áreas necessárias passíveis de desapropriação. Com o objetivo de que essas ações aconteçam de forma administrativa com o ressarcimento dos valores indicados pelos peritos, o DER já está em contato com todos os proprietários das áreas necessárias para as obras. Estão sendo investidos R$ 26,7 milhões na desapropriação de 551 propriedades da região que totalizam 3,32 milhões de m².
A Conter está realizando a terraplanagem nas proximidades de Simonsen, Meridiano e Cosmorama. Segundo o encarregador de terraplanagem, Antonio José Bueno, depois de encerrado o serviço, será lançada argila.
Alguns funcionários também estão finalizando a tubulação. "O intuito é escoar a água. Como a pista é grande, é preciso fazer a ligação para que a água seja canalizada. Onde tem baixada, iremos colocar tubulação", explicou para o jornal A Cidade. Antonio José contou que os equipamentos restantes chegaram na última semana. "Os trabalhos estão desenvolvendo bem. Depois da argila, iremos fazer uma camada de solo brita e asfalto", disse.
O encarregador destacou que o clima está ajudando a obra. "O tempo está
favorecendo. Paramos apenas uma vez por causa da chuva, o que foi ótimo para a gente porque a terra estava muito seca", complementou.
O investimento na duplicação da SP 320 é de cerca de R$ 775 milhões. Serão
duplicados 164,77 km dos 186 km de extensão da rodovia Euclides da Cunha. Com isso, toda a rodovia terá pistas duplas, pois o serviço já foi realizado em 21,23 km que também passarão por obras de recuperação. Em complementação, também serão duplicados 3,6 km da rodovia Péricles Bellini (SP 461) e 1,8 km da Perci Waldir Seneguimi (SP 543), que fazem entroncamento com a SP 320.
A previsão é de que sejam inaugurados os primeiros segmentos em um ano e que
fique tudo pronto em novembro de 2012.
Na Euclides da Cunha estão previstas construções de seis dispositivos: trevo no
Distrito de Simonsen; retorno entre Simonsen e o viaduto “Nelson Camargo”, alça de acesso e passarela para pedestres em frente à Cidade Universitária da Unifev – Centro Universitário de Votuporanga; travessia ligando a avenida Wilson de Souza Foz à avenida CESP, na Zona Norte da cidade, trevo no cruzamento com a rodovia Péricles Belini e retorno próximo ao Pampa Ville.
Já na Péricles Belini estão previstos mais três dispositivos: travessia ligando a avenida das Nações ao 2.º Distrito Industrial, trevo que liga o bairro Chácara das Paineiras (Rua Vitório Albarello) à estrada vicinal “Nelson Bolotário”, conhecida como “Subida da Morte“ (sentido Valentim Gentil), e trevo que liga a avenida Onofre de Paula ao Residencial Noroeste.