Da Redação
O Cartório Eleitoral de Votuporanga realizou 243 procedimentos relacionados ao título de eleitor, como transferência, alistamento e revisão, durante a Semana do Alistamento Eleitoral, no período de 3 a 7 de outubro, realizada pelo TRE/SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo).
No mesmo período, no ano de 2009, foram apenas 61 procedimentos em Votuporanga, que atende ainda os municípios de Álvares Florence, Parisi e Valentim Gentil. Lembrando que este ano foi a primeira vez que aconteceu a Semana do Alistamento.
O objetivo da iniciativa foi de antecipar a procura do eleitor aos cartórios a fim de evitar as filas que se verificam no período de fim de alistamento eleitoral, considerando as eleições municipais de 2012.
É importante ressaltar que a data limite para requerimento de inscrição eleitoral e transferência é 9 de maio de 2012, 151 dias antes das eleições do ano que vem.
Ivan Oliveira de Sousa, chefe do cartório, disse que é importante não deixar para procurar o cartório de última hora. Os documentos necessários para o alistamento eleitoral são: RG, CFP (se tiver) e comprovante de residência, todos originais; os homens com idade entre 18 e 45 anos ainda devem apresentar o certificado de alistamento militar.
O atendimento é rápido, gratuito e o título sai na hora.
O eleitor que precisa fazer transferência de seu título de eleitor em decorrência de mudança de domicílio precisa comparecer ao cartório munido de documento de identificação, comprovante de residência recente, título de eleitor e comprovantes de votação ou de justificativa que tiver.
Para obter a segunda via do título de eleitor, basta ir ao cartório eleitoral com documento de identificação e com os comprovantes de votação que possuir.
Novo horário
O Cartório Eleitoral de Votuporanga está com novo horário de atendimento ao público, das 9h às 17h, sem interrupção para almoço.
Eleitores:
Até o momento, Votuporanga conta com 65.005 eleitores; Alvares Florence, 3.238; Parisi, 1942; e Valentim Gentil, 8.323.
Justiça Eleitoral registrou mais de 1,8 milhão de novas filiações
Terminou no último dia 14 o prazo para os partidos políticos informarem à Justiça Eleitoral a relação atual de seus filiados em todo o Brasil. De acordo com os dados computados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o momento, 1.845.196 pessoas se filiaram a algum partido político nos últimos seis meses. Esse período corresponde ao intervalo entre abril e outubro, meses em que os partidos políticos são obrigados a enviar os dados, conforme determina a Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995 – artigo 19).
Apesar de o prazo ter sido encerrado, os partidos que não conseguiram comunicar as filiações não serão prejudicados, pois em abril de 2012 será aberto um novo prazo para informações da base de filiados no sistema Filiaweb, desenvolvido pelo TSE.