Da Redação
Os responsáveis pelo Centro Social de Votuporanga entregaram ontem, às 8 horas, os anéis de latas de refrigerantes arrecadados para o Hospital de Câncer de Barretos-SP – Fundação Pio XII. São mais de 180 garrafas PET de dois litros, cheias de anéis. Agora, o Centro Social inicia uma nova campanha, para arrecadar caldos de galinha e carne para a entidade.
Adão de Jesus Cunha, coordenador da área azul, agradeceu todos os colaboradores, em nome do Centro Social. “Sozinhos não somos nada, juntos podemos fazer muito mais”, disse.
Ele contou ainda que a campanha é realizada a cada seis meses e a atual superou as últimas quatro edições.
Walter Rugno Moretti, representante do hospital do Câncer de Barretos em Votuporanga, disse que toda campanha em benefício do hospital é válida. “Um pouquinho de cada um ajuda muito o hospital. A verba é revertida em melhorias aos pacientes”.
O deputado federal João Dado acompanhou o evento e ressaltou o valor da solidariedade. “Assistência Social e solidariedade pacificam a sociedade. Desenvolver a solidariedade é uma ação muito bonita”.
O vereador Emerson Pereira, que também estava no local, disse que “o gesto realizado por todos é uma sementinha para colher benefícios no futuro”.
O vereador Osvaldo Carvalho sugeriu que o Centro Social apresente os projetos na Câmara Municipal aos vereadores que não estavam presentes e também à sociedade.
Representantes do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) também acompanharam a entrega dos anéis.
Além da ajuda de funcionários e jovens do Centro Social, que arrecadaram os anéis, também foram montados pontos de coleta, contando ainda com a colaboração da Prefeitura e Câmara Municipal.
Centro Social
O Centro Social de Votuporanga, no ano de 2011, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, com recursos provenientes da campanha Leão Amigo da Criança, através de ações sócio assistenciais, vem desenvolvendo o “Projeto Abrindo Caminhos”, que tem por objetivo atender crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social, com o intuito de defender e garantir os direitos de seus usuários, promovendo a integração de crianças e adolescentes e família.
Atualmente, tem orientado crianças e adolescentes, de ambos os sexos, com idade entre 12 a 17 anos, tendo por finalidade a promoção e o desenvolvimento integral, através de diferentes formas de comunicação e expressão, aplicadas por profissionais, que buscam abranger o processo que envolve o desenvolvimento humano, psicológico, e, principalmente, o que evidencia os valores éticos e sociais, a fim de resgatar sua cidadania como percepção do senso crítico, tornando cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.