Da Redação
O padre Gilmar Antônio Fernandes Margotto toma posse hoje como pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Matriz, às 20 horas, em cerimônia presidida pelo bispo diocesano Dom Paulo Mendes Peixoto, na própria igreja.
O religioso deixa a paróquia Senhor Bom Jesus de Votuporanga após 16 anos pastoreando aquela comunidade. Para seu lugar foi nomeado o padre Márcio Tadeu, que atualmente responde pela paróquia São Francisco de Assis, de São José de Rio Preto-SP, e que tomará posse no próximo dia 9 de novembro.
Após a morte do padre Edemur José Alves, a Matriz passou a ser administrada pelo padre Irineu Vendrami. Devido à paróquia Nossa Senhora Aparecida ser de centro e ser a sede da futura (e possível) diocese, o novo pároco deveria ter uma boa relação com as outras paróquias, com a imprensa, órgãos públicos e estar a par do processo de criação da nova diocese. Desta forma, Dom Paulo escolheu o padre Gilmar para assumir a paróquia, pois ele fazia parte da comissão de estudos da nova diocese, juntamente com os padre Carlos Rodrigues dos Santos e Edemur.
Despedida da Paróquia Senhor Bom Jesus
Padre Gilmar despede-se com muita gratidão da paróquia Senhor Bom Jesus. “Dirijo-me a todos quanto me são credores de gratidão e apreço pela presença e apoio, nas diversas oportunidades, desde que aqui cheguei em 1995. Apraz-me lembrar do sorriso e alegria da Comunidade Senhor Bom Jesus quando me recebeu de braços abertos como seu pastor e sinto ainda o calor do seu acolhimento. Como é difícil enumerar cada passo, precisar a intensidade de cada celebração, saber os frutos de graça e conversão nestes anos todos. Mas sinto que tudo valeu. Tudo encontrou-se a razão de ser: desde as noites em claro, as inúmeras reuniões, os sacramentos realizados...”
O religioso contou que no início da paróquia Senhor Bom Jesus, havia apenas a antiga capela, hoje, há um Templo grande com confortáveis assentos, além do amplo Centro de Pastoral com salas e auditório. “Tudo com a colaboração dos fiéis nas campanhas e organizações eficazes do dízimo com viva consciência na experiência da partilha. Pois, podemos afirmar: O Dízimo que temos é fruto da comunidade que somos”. O padre ressalta que a partilha é espaço de humanização no qual acontece a experiência de amar e ser amado. “Na partilha, Deus se faz presente”.
Agradecimento do padre
Agradeço ao Senhor Bom Jesus por todas as maravilhas realizadas na comunidade e na minha vida pessoal, assim como na vida de toda a minha família, que sempre esteve ao meu lado em todos os momentos. Agradeço a todos os fiéis paroquianos pelos sinceros laços de amizade que hoje nos une e nos faz irmãos com sentimento de estima e consideração. Dou graças ao Senhor por ter me colocado a Paróquia Senhor Bom Jesus em minha vida e no meu ministério sacerdotal.
Hoje, tenho o respeito dos fiéis paroquianos e sinto-me muito amado por todos. Uns me tratam como filho, outros como pai e a maioria como irmão. De fato, para a comunidade sou Sacerdote, pois estou a serviço. Com a comunidade, sou irmão, pois estamos todos no mesmo caminho. Esta comunidade muito me ajudou a ser o sacerdote que hoje eu sou com um coração mais humano e fraterno.
Com a celebração da Semana Missionária, termino minha missão como pároco a frente desta comunidade, mas não termina a minha gratidão, a minha amizade, o meu amor e minha admiração por este povo santo de Deus, meus irmãos e irmãs em Jesus Cristo.
E como se faz para mim difícil de enumerar cada passo, desejo externar um agradecimento bem abrangente que caiba no coração de todos e cada um. Somente Deus, na sua onisciência e na sua bondade, poderá aquilatar o que de fato se deu, através desta onda de amizade e amor fraterno, da qual fui alvo.
Neste momento, em que o Senhor me chama a desempenhar minha missão sacerdotal em outra comunidade, a Deus confio cada um de vós, o vosso trabalho e os propósitos de bem que vos animam. Espero que sigais sempre todos concordes ao serviço desta comunidade.
Sobre todos, invoco de coração a abundância das bênçãos divinas, assegurando-vos uma lembrança em minhas orações.