Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Os vereadores irão votar amanhã três projetos de lei durante a 41ª sessão ordinária. O Poder Legislativo transferiu o dia da sessão para quarta-feira, por conta do feriado do Dia da Proclamação da República.
A ordem do dia contempla o documento que dispõe sobre a instituição do Dia Municipal do Samba. Segundo o projeto de autoria do vereador Emerson Pereira, a data seria comemorada no dia dois de dezembro.
Emerson justifica que o samba de roda foi registrado como parimônio cultural imaterial brasileiro em 2004 e recebeu o título de Obra-prima do patrimônio oral da humanidade, reconhecido pelo Comitê da Organização Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), considerado portanto essencial para a identidade do povo e da comunidade. "Fomos procurados por diversas escolas de samba, as quais pedira nosso apoio, bem como pelo fato de que o nobre prefeito municipal está revigorando o samba no município, com o apoio do poder público ao carnaval de rua", disse.
Também será votado o projeto que denomina de Centro Comunitário Noel Wilson de Paula Tomas, a atual área institucional localizada na rua João Arnaldo Serantoni, no bairro Jardim Monte Alto. Noel foi o primeiro guarda mirim em Votuporanga, trabalhou na Caixa Econômica Federal e foi funcionário dos Correios por 23 anos.
O vereador José Antonio Pereira dos Santos, o Colinha, é autor de um projeto de decreto legislativo que será votado amanhã. Trata-se de concessão do título de Cidadão Votuporanguense Guilherme Afif Domingos.
Guilherme Afif Domingos formou-se pela Faculdade de Economia do Colégio São Luís do Colégio São Luís. Desde 1967 foi o diretor-presidente da Indiana Seguros S/A, empresa que foi fundada em 1945 e vendida em 2007.
Em 1976, Guilherme Afif tornou-se o diretor da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) bem como o superintendente do Diário do Comércio, da revista Digesto Econômico e do Instituto de Economia Gastão Vidigal. Em 1979, foi designado o presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado de São Paulo (Badesp) – através de cujo cargo realizou e presidiu o primeiro Congresso Brasileiro da Pequena Empresa, repetido em 1980–81 e que tornou-se o berço do Estatuto da Pequena Empresa.
Presidiu por 2 vezes a Associação Comercial de São Paulo e a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp)nas gestões 1982–87 e 2003–07. Na ACSP, criou o Fórum de Jovens Empreendedores da Associação Comercial de São Paulo. Foi também o presidente do Sebrae, na gestão 1990–94. Atualmente, é vice-governador do Estado de São Paulo.