Objetivo do programa é ampliar a medicina preventiva e promover suporte básico de saúde
A Santa Casa de Votuporanga em parceria com a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde e a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, realizará em Votuporanga, de 19 a 24 de janeiro, o Peca – Projeto Expedições Científicas e Assistenciais. Este projeto contará com a presença de 140 alunos, sendo 110 do curso de medicina, 20 estudantes de enfermagem e 15 de fonoaudiologia, além dos professores e médicos da Santa Casa de São Paulo.
O objetivo do Peca é ampliar a medicina preventiva e promover suporte básico de saúde, fornecendo atendimento médico para a população com o apoio dos acadêmicos supervisionados por seus professores. As cidades beneficiadas com os atendimentos serão Álvares Florence, Américo de Campos, Cosmorama, Magda, Riolândia, Valentim Gentil e Votuporanga. Todos pacientes que serão atendidos, já foram previamente agendados pelas Unidades Básicas de Saúde, assim como alguns pacientes que serão submetidos a cirurgias gerais e de otorrinolaringologia.
Com a supervisão do professor Paulo Carrara de Castro, os alunos estarão desenvolvendo ações de triagem e prevenção para as especialidades de: Clínica Médica, Dermatologia, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geriatria, Ginecologia, Neurologia, Nutrição, Odontologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Psicologia, Psiquiatria e Urologia.
A oitava edição do Projeto Expedições Científicas e Assistenciais vem pela segunda vez a Votuporanga. No ano passado, os alunos atenderam 445 pacientes, entre consultas e retornos foram realizados um total de 1.273 atendimentos. Para este ano a expectativa é de que sejam atendidos cerca de 700 pessoas, esses atendimentos trarão muitos benefícios para a nossa cidade e região, além de promover a saúde de toda população.
Atrelado aos atendimentos, a equipe de Enfermagem do Peca, realizará duas palestras voltadas a estudantes e profissionais da área. No dia 20/01/12, no Espaço Unifev Saúde, a partir das 21h será a palestra “Classificação de risco em UBS”, e ás 22h, “O uso de Sulfadiazina de prata em Feridas”. As inscrições poderão ser realizadas no dia e no local do evento, que será totalmente gratuito.