A enfermeira Denise Souza Bernardelli Cândido esteve no programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A enfermeira Denise Souza Bernardelli Cândido, proprietária da clínica de vacinação Uni Imune, esteve no programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade, para esclarecer algumas dúvidas sobre a vacinação. Ela disse que, com relação à eficácia, as vacinas públicas e das clínicas particulares são iguais. Ela explicou as diferenças entre elas.
Denise contou que a vacina oferecida em clínicas é conjugada, ou seja, são várias vacinas em uma dose. “Às vezes, você leva apenas uma picada e se previne de várias doenças. No posto de saúde, quase sempre, cada dose é para uma doença. Outra diferença é que a do posto é feita de vírus morto, que a gente chama de vírus atenuado. A vacina particular é feita apenas por fragmentos deste vírus, a diferença disso é que ela dá muito menos reação”, disse.
O calendário de vacinação se inicia quando a pessoa nasce. Em Votuporanga, a criança sai da Santa Casa imunizada com as vacinas de BCG e a primeira dose de hepatite. As próximas vacinas serão com dois meses de idade. “É muito importante seguir o calendário certinho”, falou Denise.
Entre as vacinas disponibilizadas em sua clínica, que o Governo não oferece gratuitamente está a HPV, contra o câncer de colo de útero, aplicada em mulheres a partir dos nove anos de idade. “É uma vacina muito falada. Melhor você prevenir um câncer, que tê-lo. É uma vacina cara, mas o benefício não tem dinheiro que pague. São três doses, tem a bivalente, apenas contra o câncer do colo do útero, que custa R$200 cada dose. E a outra que é chamada de quadrivalente, contra o câncer do colo do útero mais verrugas, no valor de R$360 cada dose. Já está em estudo para o homem tomar essa vacina também”, contou.
Contra a gripe, a clínica oferece a vacina conjugada de influenza mais H1N1. “A campanha é em março e abril, normalmente, e já temos disponível a vacina”, falou.
Denise disse ainda que as vacinas particulares são disponibilizadas em dose única. “As do posto vêm em ampolas, que são várias doses em uma ampola”.
Para mais informações, a Clínica Uni Imune localiza-se na rua São Paulo, entre as ruas Paraná e Rio Grande, telefone: 3423-3481.