Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O Espaço Empresarial será sede de um mutirão amanhã. Participantes da capacitação regional do Acessa SP irão realizar o evento das 9h até o meio-dia. A população poderá consultar suas notas fiscais paulistas, pesquisar os antecedentes criminais e fazer boletim de ocorrência eletrônico, além de outros serviços via internet.
O mutirão será das 9 até o meio-dia. A expectativa é que mais de 200 pessoas sejam atendidas na sexta-feira.
O capacitador Robson Leandro da Silva é quem está a frente do treinamento. “Queremos prestar atendimentos para a população gratuitamente, sendo que muitos serviços são prestados apenas pelo Poupatempo de São José do Rio Preto. O intuito é que os municípios desenvolvem estas ações”, afirmou.
Ele elogiou as unidades do Acessa São Paulo no município. “São as que mais atendem cidadãos. Marineusa Rodrigues Gomes Garcia (responsável pelo Acessa SP no bairro Estação) é uma ótima monitora”, destacou. A unidade realiza mais de três mil atendimentos por mês.
A monitora projetista Ana Luiza Xavier Peral explicou que 15 cidades fazem parte da capacitação. “O treinamento atende desde o atendimento ao usuário até a realização de projetos que beneficiam a comunidade. Os participantes estão planejando o mutirão e irão executá-lo. Irão beneficiar a população de Votuporanga”, ressaltou.
O encontro
O encontro está sendo ministrado pelo coordenador da escola do Futuro da USP, Robson Leandro e terá dois dias divididos por módulos e dois dias com redes de projetos com monitores.
No primeiro dia da capacitação, esteve presente, o Gestor Regional do Acessa SP, Guto Carvalho, que explicou a escolha do município. “Votuporanga foi escolhida pela estrutura que fornece, pelo papel empreendedor, dedicação e pela administração visionária, posso citar como exemplo o próprio Espaço Empresarial, que é um grande projeto pioneiro. Não há cidades com essa estrutura e disposição”, salientou Guto.
O Gestor Regional detalhou que a capacitação é em vista da própria missão do Acessa São Paulo. “Existem mais de 600 unidades do Acessa em todo estado, todas com o objetivo de promover a inclusão digital, possibilitando condições para que todos tenham acesso a computadores e principalmente à internet”, justificou.
Na ocasião, Guto Carvalho comentou sobre a possibilidade de Votuporanga conquistar um Acessa SP regional. “Com esse projeto se tornando realidade, a unidade será a primeira do interior com cursos que são ministrados apenas na capital do estado, isso será possível por meio de uma integração entre a escola do Futuro, secretaria estadual de Gestão Pública, Prodesp, além do apoio da Prefeitura do município”.