Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O Centro Social de Votuporanga terá uma reunião com o ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, no final deste mês. A entidade fará reivindicações sobre a legislação envolvendo os menores aprendizes. "As entidades possuem um órgão que as representam: a Febraeda (Federação Brasileira de Associações Socioeducativas de Adolescente). Muitas coisas da aprendizagem ficam difíceis de cumprir a legislação porque somos entidades assistenciais. Apontaremos estes questionamentos para o ministro", explicou a gerente do Centro Social, Camila Fernanda Santana Vasconcelos.
Camila destacou que as entidades não são mero empregadores. “Fazemos promoção da cidadania. Queremos cumprir a lei, mas fica inviável”, enfatizou.
A gerente disse que o Centro Social recebe o apoio total do deputado federal João Dado, que intermedia o contato entre Febraeda e Ministério do Trabalho. “Temos uma frente de deputados que nos apoia, principalmente Dado”, frisou.
Ela destacou que em Votuporanga, 300 menores aprendizes estão atuando na indústria, comércio e prestação de serviços. “Também temos aqueles que estão em capacitação, aguardando vagas. É um número bem considerável”, ressaltou.
No ano passado, as entidades com programa de aprendizagem foram reconhecidas pela assistência. “O Ministério do Desenvolvimento Social nos dá a inscrição de entidades assistenciais. Os dois ministérios precisam conversar”, explicou.
Frente Parlamentar
O Centro Social participou na última terça-feira em Brasília, do lançamento oficial da Frente Parlamentar em Defesa das Entidades que Promovem Integração ao Mundo do Trabalho. Estiveram presentes a presidente da entidade Bader Lorente e sua equipe Camila, Elenira e Patrícia. Também, prestigiaram o evento, o prefeito municipal Adilson Segura, Hilário e Ayrton da Associação Comercial e Industrial do Município de Valentim Gentil. Representando o Município de Votuporanga, Adriano Borges, assessor técnico da Secretaria de Assistência Social. Presença, ainda, da Febraeda e do representante do Departamento de Política de Trabalho e Emprego para Juventude do Ministério do Trabalho e Emprego – Flavio Costa. O deputado João Dado – coordenador da Frente Parlamentar recepcionou os participantes.