As mesmas práticas escolhidas para estar na Rio+20 foram apresentadas em Brasília
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga será representada no Rio+20. Um vídeo sobre o Ecotudo foi selecionado para ser apresentado no estande da Frente Nacional de Prefeitos entre as Boas Práticas de Sustentabilidade.
O espaço tem o objetivo de expor boas práticas de políticas públicas em sustentabilidade desenvolvidas por municípios brasileiros. Do interior de São Paulo, apenas Votuporanga foi selecionada. O vídeo está disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=L5a2KB__igg
O assessor internacional da FNP, Paulo Oliveira, explica que, para a seleção das experiências inscritas, “foram considerados aspectos como a pertinência da boa prática inscrita e a possibilidade de replicação por outros municípios”.
As mesmas práticas escolhidas para estar na Rio+20 foram apresentadas em Brasília, no final de março, no “I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável: Pequenos Negócios, Qualidade Ambiental Urbana e Erradicação da Miséria”.
O Ecotudo esteve entre as 30 experiências selecionadas pelo Ministério do Meio Ambiente para ser apresentada nas mesas e paineis do evento em Brasília. Uma comissão avaliou os projetos e, do Estado de São Paulo, elegeu apenas oito práticas das cidades de Caeiras, Descalvado, Diadema, São José dos Campos, São Carlos, São Bernardo do Campo e Várzea Paulista e Votuporanga.
A ação de Votuporanga foi exibida no painel “A Gestão Pública Aliada ao Empreendedorismo” e na mesa “Como Aferir o Desenvolvimento Sustentável das Cidades”, através de um vídeo institucional feito pela Saev Ambiental, com produção das agências Galiás Comunicação e DVP Produtora.
RIO+20
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009.
O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.