Da Redação
Acontece hoje, a partir das 9h, no auditório do Centro Social - Dafic, a cerimônia de posse da nova diretoria do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança - Centro) de Votuporanga. A transmissão do cargo será acompanhada por diversas autoridades políticas, civis e militares de Votuporanga.
O atual presidente do Conseg, o delegado de polícia aposentado José Francisco Breviglieri transmite o cargo ao presidente eleito, o perito criminal da Polícia Técnico-Científica, Jesimar Zanelato.
Breviglieri conduziu os trabalhos do órgão por dois mandatos consecutivos e, durante a última reunião extraordinária quando houve a eleição da nova diretoria, mostrou-se muito agradecido e apresentou um balanço de seu trabalho desenvolvido nos últimos anos, com ênfase às campanhas educativas de trânsito e de segurança, além de outros projetos bem sucedidos junto a comunidade.
Como indicação do próprio presidente atual, Jesimar - atual vice-presidente foi eleito por aclamação para presidir o Conseg no próximo ano.
Por sua vez, Breviglieri será conduzido ao cargo de vice-presidente na nova diretoria executiva, tendo como 1ª secretária Eliane Silva Rico e Emerson Bortolaia – diretor Social e de Assuntos Comunitários, além dos representantes membros efetivos da diretoria, tenente Ramos – Polícia Militar e a delegada de Polícia, Edna Freitas.
Novo presidente
Jesimar Sudáhia Zanelato, iniciou no serviço público em 1986 exercendo os cargos de: Escriturário da Fazenda Experimental de Votuporanga, Escrevente do Fórum Local, Escrivão de Polícia e desde 1990 como Perito-Criminal da Policia Técnico Científica da SSP/SP. É formado em Ciências Contábeis e Ciências Jurídicas com Pós Graduação em Direito Penal e Processo Penal. Ministra também Curso de Extensão de Criminalística em Faculdades da Região.
Atuou como coordenador de Conselho Paroqual, Pastoral Familiar, Pastoral Social e ECC local e regional. Escreveu dois trabalhos monográficos sob o tema "O menor infrator e a ininputabilidade penal" e "Formas de Criminalidade do Menor e Estratégicas de Reeducação Social.
Conseg
O Conselho Comunitário de Segurança é formado por um grupo de pessoas da comunidade que se reúne para analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e cooperação entre as várias lideranças locais. As reuniões são mensais, seguindo uma agenda definida por período anual.
Por ser de relevante interesse comunitário, voluntário e não remunerado, o trabalho realizado pelos membros efetivos deve ser valorizado e respeitado pelas autoridades policiais e por toda a comunidade.