A Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Votuporanga está estudando a constitucionalidade do projeto que estabelece o retorno do fornecimento de embalagens gratuitas pelos supermercados - aprovado por unanimidade pelos vereadores - , após análise criteriosa, irá encaminhar seu parecer para o prefeito Junior Marão, que anunciará sua decisão.
Conforme determina a legislação, o Executivo tem prazo de 15 dias úteis contados a partir da data em que o projeto de lei aprovado pela Câmara foi protocolado, o que aconteceu no dia 5 de junho, para analisar e decidir pela sanção ou pelo veto total ou parcial. Portanto, o prefeito tem até o dia 20 de junho para anunciar a sua decisão. Até lá, a Prefeitura não irá se pronunciar com relação ao projeto.
A matéria determina em seu artigo 1º que, ficam os supermercados, hipermercados e estabelecimentos congêneres, obrigados a fornecer gratuitamente aos seus consumidores, embalagens apropriadas, adequadas e compatíveis com os produtos adquiridos, visando o acondicionamento e transporte das mercadorias.
O descumprimento ao que estabelece esta lei sujeitará o infrator a sanções sucessivamente, sem prejuízo das previstas na legislação sanitária, como advertência, multa diária no valor de 200 Unidades Fiscais do Município, o equivalente a R$ 491,10 sendo este valor dobrado em caso de reincidência, suspensão do alvará de funcionamento e até cassação do alvará de funcionamento.
O vereador Eliezer Casali, presidente da Comissão de Justiça e Redação, explicou que o projeto não obriga o supermercado a oferecer sacolinhas, mas sim embalagens gratuitas adequadas.