Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Os casos de gripe A (gripe suína) estão aumentando na região. Cidades como São José do Rio Preto, Catanduva, Mirassol contabilizam casos positivos. Na contramão, Votuporanga não possui nenhum registro.
Na última quarta-feira, mais uma morte por gripe A foi confirmada. A vítima era um caminhoneiro, de 44 anos, morador da cidade de Tabapuã. Ele morreu no último dia 29 de maio, no hospital Padre Albino de Catanduva.
Esta é a segunda morte registrada nesta semana na região. O outro caso foi confirmado na segunda-feira, a vítima era uma mulher de 29 anos, que morava em Guaraci (SP). Ela ficou internada no hospital Beneficência Portuguesa de Rio Preto durante algumas semanas, e teve insuficiência respiratória.
Com o último registro, sobe para 11 os casos de mortes em São Paulo, nove das vítimas são da região noroeste paulista.
Em Rio Preto, até o momento, foram registradas três mortes em consequência da gripe este ano, além de outros 18 casos, cinco confirmados só na última semana pela Secretaria de Saúde da cidade, uma criança de 2 anos, um de 12 e outro de 16 anos e dois adultos foram diagnosticados com a gripe e receberam atendimento.
As outras mortes foram registradas em Novo Horizonte, Catanduva, Mirassol e Palestina e agora em Tabapuã.
A campanha de vacinação contra a gripe A terminou ontem. A Secretaria de Votuporanga informou que 998 crianças haviam sido vacinadas (70%). Gestantes somavam 618 (87%), idosos contabilizavam 9.631 (77%), 1.600 trabalhadores de saúde foram vacinados (115%), de acordo ccom a última prévia.
Além de proteger a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também visa proteger a população contra outros dois tipos do vírus influenza: A H3N2 e B.