Da Redação
Como encerramento do curso de Pedreiro Revestidor no Senai de Votuporanga, os 14 formandos realizaram, como atividade prática, obras em uma entidade assistencial. O curso profissional é gratuito, com 160 horas, com aulas de segunda à sexta no período noturno.
A partir do aprendizado em revestimento de cerâmica, que constou no plano de ensino do curso, a unidade optou por realizar uma atividade prática, na Escola Artesanal e Casa da Criança de Votuporanga, que atende aproximadamente 100 crianças e adolescentes, porque, além de contribuir com a manutenção da entidade, permitiu a promoção do comprometimento social dos alunos como cidadãos.
A reforma foi realizada no banheiro masculino da entidade, contemplando-o com área para deficientes, e cerâmica nova em todo sanitário. O orientador de Práticas Profissionais do Senai de Votuporanga, Fabio Ikeda, explica que a obra permanente é mais viável para o planejamento do curso. “A formação do aluno é mais completa com o envolvimento em uma obra de utilidade, e resultou no trabalho social dos alunos”, detalha.
Para a auxiliar administrativa da Casa da Criança, Maria Aparecida Campos, a ação foi realizada em um momento de total necessidade. “As entidades assistenciais vivem de donativos e é muito importante o aprendizado da doação. Nesse caso, para o aluno é significante saber que estará ajudando um atendido, pois temos crianças de diversas situações, algumas com família, outras que moram em condições de dificuldade e, com essa melhoria na nossa entidade o acolhimento de conforto irá beneficiá-las ainda mais”, explica Maria Aparecida.
De acordo com Ikeda, o aproveitamento da turma no trabalho prático foi superior ao esperado. “Os alunos que possuem interesse e querem aprender algo, se sentem motivados e adquirem experiência e prática. Queremos expandir os cursos da área de construção civil, como pintor e pedreiro assentador. E iremos continuar com esse método prático de trabalho de conclusão”, destaca.
O orientador complementou sobre a necessidade de formação de mão-de-obra. “Esses cursos podem se iniciar a qualquer momento, sendo necessária apenas a formação de turmas, mas, a cada dia, o interesse em cursá-los é menor, mesmo sem despesa alguma e contar ainda com vagas para mulheres. O Senai é voltado para a necessidade da indústria, e se alguém tiver interesse em cursos que não fornecemos, podem nos procurar que iremos analisar a possibilidade de abertura, uma vez que formamos mão-de-obra capacitada para ocupar vagas na área industrial”, afirma.
Os interessados nos cursos de Construção Civil ou outros da área industrial, devem procurar o Senai, na rua Ponta Porã, 3735, bairro Santa Luzia, telefone (17) 3422 4551. Outras informações também pelo Portal www.sp.senai.br/votuporanga ou e-mail cemadvotuporanga@sp.senai.br.
A entidade Casa da Criança fica na avenida da Saudade, 1885 e atende pelo telefone (17) 3421 7525.