A água oferecida pela Saev Ambiental, para atender 100% de Votuporanga, sai de três pontos
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O consumo diário do votuporanguense é em média de 255 litros de água tratada, segundo informou o superintendente da Saev (Superintendência de água, esgoto e meio ambiente de Votuporanga), Marcelo Marin Zeitune. Número maior que o dos municípios da região, devido as taxas menores cobradas em Votuporanga.
A média nacional é de 120 a 200 litros por pessoa. A Organização das Nações Unidas (ONU) preconiza que cada pessoa necessita de três mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene), mas em Votuporanga este número duplica.
Do consumo total de água, 88% são utilizadas nas residências, 9% no comércio e 3% na indústria.
Para reduzir este número, a Saev realiza campanhas para conscientizar a população por meio dos veículos de comunicação.
Uma parceria entre Saev, Secretaria Municipal de Educação e Escola Municipal Anita Liévana de Camargo está proporcionando a concretização de um projeto pioneiro. A água da chuva será captada para a irrigação de área verde da escola. Este projeto foi elaborado com a colaboração de um professor da Universidade Federal de São Carlos.
Depois da concretização deste projeto, as novas escolas do município devem ser construídas com este processo de captação da água da chuva.
Abastecimento
A água oferecida pela Saev Ambiental, para atender 100% de Votuporanga, sai de três pontos: da Estação de Tratamento de Água que produz 35% da água para a região central; o Poço Profundo da Zona Norte, com mais 30% e o Poço Profundo da Zona Sul, responsável por outros 35%. A rede de distribuição tem 420 km de tubulação e atende 32 mil ligações de água.