Da Redação
Nas últimas segunda e terça-feira, dias 30 e 31 de agosto, a pesquisadora, professora, doutoranda da PUC e formadora do Projeto UCA (Um Computador por Aluno), Sueli Mainine, esteve em Votuporanga, mas precisamente no Cem “Profª Neyde Tonanni Marão”, no bairro Jardim Palmeira I, para conhecer o programa implantado há dois na unidade escolar.
Num primeiro momento, Silvia entrevistou todos os alunos envolvidos no projeto para analisar a evolução das crianças com o desenvolvido do UCA. “Vim à Votuporanga para acompanhar de perto o projeto e ver as necessidades e demandas que os alunos e os professores da unidade escolar precisam”, destacou a pesquisadora.
A formadora do projeto UCA ainda trouxe um material desenvolvido pelo Governo Federal que já esta sendo utilizado em escola da capital paulista. “Trouxe um material com dicas de sites, ideias e aulas prontas, totalmente gratuito para os professores, tudo com suporte on-line”, explicou Silvia.
Projeto UCA
Em Votuporanga, o Projeto UCA foi implantado em 2010 no CEM “Profº Neyde Tonanni Marão”, o qual disponibiliza um netbook por aluno. No total a escola possui 436 netbooks.
Instituído em 2010 pela Lei nº 12.249, de 14 de junho de 2010, o UCA é uma iniciativa da Presidência da República coordenada em conjunto com o Ministério da Educação (MEC) e tem por objetivo promover a inclusão digital pedagógica e o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem de alunos e professores das escolas públicas brasileiras, mediante a utilização de computadores portáteis denominados laptops educacionais.