Empresários se uniram e solicitaram à Saev Ambiental que plante árvores na rua Pernambuco
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Quatro comerciantes da rua Pernambuco, no quarteirão entre a Santa Catarina e Mato Grosso, se uniram e pediram para que a Saev Ambiental plante árvores em suas calçadas. O que eles dizem é que o respectivo trecho não tem árvores e o forte calor, aliado à falta de sombras, estaria insuportável.
O secretário de Meio Ambiente da autarquia, Gustavo Gallo Vilela, contou que, recentemente, foi procurado pelos proprietários de quatro lojas da rua Pernambuco: O Garimpo, Globo Aviamentos, O Porão e Look Imports. De início, o plantio de três árvores deve ser realizado na próxima semana.
Gustavo explicou que as árvores não prejudicarão as fachadas das lojas. “Acredito que esta iniciativa será copiada por outros comerciantes, porque a rua Pernambuco não tem arborização e algo precisa ser feito, mas ainda existe esta ideia em achar que as árvores deixam as lojas feias, que estragam a calçada”, falou.
Ele disse que a iniciativa dos comerciantes o deixou bastante animado. “São apenas três árvores, mas elas chamarão a atenção de todos”, falou.
Serão plantadas árvores da espécie “árvore da China”, diferente das que integram a revitalização da Nova Rua Amazonas, as populares “palmeiras de saia”.
Gustavo destaca que a espécie que será plantada na rua Pernambuco é adequada para ficar em frente a estabelecimentos comerciais. “É bom diversificar. O visual ficará bacana, não precisará ser a mesma que está na Nova Rua Amazonas”, disse.
Ele espera que demais comerciantes ou até mesmo a ACV (Associação Comercial de Votuporanga), possam procurar a Saev Ambiental e verem que pode ser compatível os estabelecimentos comerciais terem árvores em suas calçadas, contribuindo assim com um clima mais ameno. O telefone da autarquia é o (17) 3405-9195.
Dados
Entre 2009 e 2012, foram plantadas 74,6 mil árvores, em diversas áreas do município de Votuporanga: calçadas, espaços de reflorestamento, margens de córregos, praças, zona rural e outras.
A cidade possui uma cobertura de copa de árvore por habitante em torno de 38m². Gustavo Vilela destaca que, mesmo com bons números, Votuporanga precisa continuar recebendo essa atenção especial para a questão arbórea. “O plantio de árvores é sempre bem vindo e vamos continuar fazendo isso de forma crescente, principalmente, por causa do nosso clima quente e porque precisamos distribuir melhor a localidade dessas espécies. Algumas regiões da cidade têm muitas árvores e outras precisam de mais mudas, como, por exemplo, a Rua Pernambuco onde começamos o projeto com os comerciantes”.
Anualmente, a Saev Ambiental doa uma média de 700 mudas para plantio em calçadas. A produção das mudas é feita nos viveiros do Horto Florestal “Sérgio Ramalho Matta” por adolescentes do projeto Sementes do Futuro. Atualmente a área urbana de Votuporanga tem 36,3 mil árvores e 28 mil residências.