Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotpuoranga.com.br
A secretária de Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga, Eliane Baltazar Godoi, falou com exclusividade ao jornal A Cidade sobre os trabalhos realizados em 2012 e contou que vai deixar a pasta assim que terminar este ano.
Eliane vai voltar para a diretoria do Senac e não fará parte do secretariado na segunda gestão do prefeito Junior Marão. “Foi uma decisão pessoal e muito difícil, tomada na semana passada. Preciso de mais tempo para cuidar da minha saúde. Costumo mergulhar no trabalho e a Secretaria de Educação toma muito o meu tempo. No Senac vou me dedicar bastante, mas terei mais tempo. Deixo algumas coisas em andamento na Secretaria, projetos que não são apenas meus, são também do prefeito Junior Marão, que dará continuidade. O prefeito é visionário e quer fazer o melhor para todos, sempre deu liberdade para a gente pensar e propor melhorias”.
Além da saída de Eliane, algumas escolas e creches devem ganhar novos diretores e coordenadores pedagógicos, que foram selecionados por meio de processo seletivo, com dinâmica de grupo, entrevista com psicólogo, análise de currículo e avaliação de seu desempenho em teste com a resolução de possíveis problemas que surgirão nas escolas.
Eliane contou que no ano de 2009, Votuporanga tinha 54 educadores, hoje são 149. “Para fazer frente a este aumento, investimos desde a contratação de profissionais, ampliação das escolas e no oferecimento de material. Recebemos vários pedidos por vagas, mas temos o compromisso em relação à faixa etária das crianças e o número de criança por educador”. Atualmente, a rede municipal está com número máximo de crianças.
A rede
Votuporanga conta com um EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil), única escola municipalizada que oferece do 1° ao 9° ano, que está passando por reforma; 15 Centros de Educação Municipal Infantil (que oferecem creches); e 10 Centros de Educação Infantil, com salas do 1° ao 5° ano.
Neste ano, a Prefeitura assinou convênio com o Governo Federal para fazer parte do projeto “Aprendizagem na Idade Certa”. Entre 2013 e 2016, o município vai trabalhar com esta meta. Assessores e psicopedagogos vão auxiliar nas unidades escolares nas dificuldades de cada aluno. A parceria com o Governo Federal vai garantir capacitação ao professor do 1° ao 3° ano e material específico definido pelo Ministério da Educação. Independente da parceria com o Ministério da Educação, já era meta do município o trabalho para conseguir alfabetizar as crianças na idade certa.