Em Votuporanga, os novos encontros serão executados com visitas em instituições de ensino técnico e superior
Da Redação
No final da manhã desta sexta-feira (7), aconteceu no gabinete do prefeito Junior Marão, a primeira reunião técnica do projeto do Centro de Inovação de Votuporanga. Estiveram presentes os secretários municipais Jorge Seba e Diogo Vicentini, o diretor Tiago Vieira Caproni, José Octavio Armani Paschoal, presidente do Instituto Inova, o urbanista Ricardo Martucci e Bruna Maira Boa Sorte, gerente administrativa jurídica do Instituto Inova.
“A proposta dessa etapa foi mapear as primeiras percepções de vocações industriais observadas e novas potenciais possibilidades, bem como entendimento situacional do momento econômico pelo qual passa Votuporanga”, destaca Junior Marão. “Estamos numa fase importante do processo, que é justamente o levantamento e o tratamento de dados, bem como outras definições sobre a personalidade jurídica do Centro”, adianta.
No final do mês, no dia 27, acontecerá um novo encontro, desta feita em São Carlos. “Aquele município implantou o projeto Inova e pretendemos elaborar um modelo comparativo e colher ideias para o nosso projeto”, salienta Tiago Caproni. Em Votuporanga, os novos encontros serão executados com visitas em instituições de ensino técnico e superior, associações comerciais e industriais com seus respectivos corpos diretivos.
O PGT ( Núcleo de Política e Gestão Tecnológica) da USP foi contratado pela Prefeitura para elaborar o plano de negócios que será levado ao Governo do Estado para que, efetivamente, seja implantado o Centro de Inovação Tecnológica.
O Centro Tecnológico será um projeto pioneiro do Governo Estado e que será implantado em Votuporanga. Já tem acertado com o Governo de São Paulo a implantação do Centro, já que foi o Estado que repassou os recursos para elaboração do projeto.
O Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP desenvolveu os projetos dos Parques Tecnológicos de Sorocaba, Santos, Piracicaba e São Paulo. "O projeto trará um diferencial para a cidade na área do conhecimento e do desenvolvimento, fazendo de Votuporanga seja referência. Sorocaba, por exemplo, conseguiu levar a fábrica da Toyota para lá devido ao Parque Tecnológico”, assinala Marão.