Instituição se destaca no resultado do Enade 2011 e fica entre as 200 melhores de ensino superior do país
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A Unifev tem bons motivos para comemorar. Os resultados obtidos pelos cursos de graduação que participaram do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) em 2011 colocam a instituição votuporanguense entre as 200 melhores de ensino superior do Brasil. Quando comparada com Centros Universitários, fica em primeiro lugar na região noroeste; segundo no Estado de São Paulo e quinto no país.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os números na última quarta-feira. Votuporanga conquistou o Índice Geral de Curso (IGC) na faixa 4, em uma escala de 0 a 5. Os indicadores de qualidade do ensino superior levam em conta o IGC, além da média ponderada dos conceitos preliminares de curso (CPC).
O reitor Marcelo Casali Casseb convocou toda a imprensa para anunciar esta conquista. “Para a nossa grata surpresa, a Unifev conquistou voos maiores. Saltamos da nota 3 para 4. O IGC é o reflexo dos conceitos preliminares dos cursos”, disse.
Ele contou que em 2011, 13 cursos foram avaliados. “Todas as graduações obtiveram IGC 4, com exceção de Educação Física, que teve conceituação máxima cinco”, ressaltou.
Casseb frisou que com a conceituação da Unifev , a instituição passa a obter linha de crédito governamental , o mesmo usada para federais públicas.” Podemos participar, fomentando a educação”, enfatizou.
A pró-reitora acadêmica, Edilene Simioli, dedicou a conquista para os professores e coordenadores, que executam a proposta pedagógica. “Todos os cursos estão entre os melhores do Brasil. É resultado de um trabalho sério, acompanhado, supervisionado. Agradeço o empenho de todos”, frisou.
Por sua vez, o presidente da FEV (Fundação Educacional de Votuporanga), Nelson Thomé Seraphim Júnior, apresentou oficialmente a nova reitoria da instituição. Marcelo Casseb é o reitor, Fernando Mayer Dias, pró-reitor de extensão e pós-graduação e Rogério Matarucco, pró-reitor administrativo. “Esta equipe trouxe inovação. Agora, uma decisão não passa de um setor ou outro. A Unifev é uma grande família”, finalizou.
Enade
De acordo com o ministro Aloizio Mercadante, com base nos indicadores de qualidade da Educação Superior 2011, houve evolução na qualidade da educação superior brasileira nos últimos anos. Foram avaliados no ano passado 8.665 cursos das áreas de ciências exatas, licenciatura e áreas fins, bem como os cursos dos eixos tecnológicos de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial, pertencentes a 1.387 instituições públicas e privadas de ensino superior.
O IGC 2011 avaliou 2.136 universidades, faculdades e centros universitários. Desse total, 50,6% tiveram conceito 3, considerado satisfatório.