Vereadores aprovaram criação da Secretaria de Cultura; manifestantes presentes apoiaram Jorge Xavier como titular da pasta
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
A criação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo não rendeu polêmica na sessão ordinária da Câmara, realizada ontem. O projeto que autoriza a implantação da pasta foi aprovado por unanimidade e rendeu vários comentários na tribuna, mas todos positivos. Na plateia, cerca de 10 pessoas se manifestaram a favor do diretor da Cultura, Jorge Xavier. Os cidadãos, a maioria que trabalha no Departamento de Cultura, estavam com cartazes.
Mas não eram apenas eles que demonstraram ser a favor de Jorginho: os vereadores Sergio Adriano Pereira (Serginho da Farmácia) e Jurandir Benedito da Silva (o Jura) falaram explicitamente que apoiam o diretor de Cultura como secretário.
Candidatos
O vereador e líder de governo, Silvio Carvalho, falou sobre os nomes que estão sendo cogitados para o cargo. Entre eles estão a ex-vereadora Encarnação Manzano; Jorge Xavier; o coordenador do concurso “O Melhor Estudante”, do Rotary Oito de Agosto e apresentador, Marcos Dores; Giovani Mantovani (ator que oferece oficinas para Educação); e Eduardo Catanozi (coordenador da área de Humanas e do curso de Letras da Unifev). “Espero que o escolhido do prefeito, abranja todos os movimentos da cultura, dança, arte. Deve ser uma pessoa comprometida com todos os bairros”, destacou.
André Figueiredo também fez uso da palavra. “Espero que o prefeito Junior Marão coloque uma pessoa que entenda da pasta de Cultura, que possa desenvolver um grande trabalho frente a Secretaria”, disse.
Orçamento
Sete vereadores se pronunciaram na tribuna para tratar sobre o projeto. A maioria deles utilizou como argumento as finanças. Como a Secretaria de Cultura foi desmembrada da de Educação e a de Serviços Urbanos foi extinta, a verba da nova pasta (Cultura) será a da de Serviços Urbanos. Assim, não haverá impacto orçamentário.
Osvaldo Carvalho afirmou que com a Secretaria, o município passa a ter condições de parceria com o governo federal, por meio do Ministério da Cultura.
Ele ressaltou que espera que a nova pasta não tenha problema de orçamento assim como acontece com a Secretaria de Direitos Humanos. “O Emerson Pereira – titular de Direitos Humanos – não possui verba suficiente para trabalhar. Espero que a Secretaria de Cultura seja diferente, com recursos próprios”, complementou.
Destaque
Osmair Ferrari, que foi contra a criação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, justificou seu voto a favor da pasta de Cultura. “A cidade vem aumentando e assim as atividades na cultura, principalmente com a nova Concha, Centro de Convenções e Centro Cultural”, afirmou.
Possível secretário?
O vereador Douglas Lisboa disse ainda que algumas pessoas o apontaram como possível candidato ao cargo de secretário. Douglas falou que ficou muito surpreso com a notícia, mas que não chegou nada de oficial. “Se fosse feita esta proposta, eu não aceitaria porque fui eleito para ser vereador”, ressaltou.
Para ele, a vantagem de se criar uma Secretaria da Cultura é que com esta estrutura, a vinda de verbas estaduais e federais será maior.
“A Prefeitura quer valorizar os artistas locais. Há a possibilidade de todos os finais de semana serem realizados shows na Concha Acústica”, complementou.
Movimento
Jurandir Benedito da Silva, o Jura, afirmou que o movimento popular conversou com o prefeito Junior Marão a respeito da criação da Secretaria da Cultura.
Jura complementou que o movimento popular queria participar da indicação do novo secretário. “Eu gosto do trabalho do Jorginho Xavier. Ele entende de cultura, trabalha há muito tempo no setor. Gostaria de tê-lo como secretário. Mas não depende de mim”, afirmou.