Prefeito Junior Marão autorizou mudança após saber, por vereadores, as condições de risco que proprietários trabalhavam
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
A nova Galeria Central de Votuporanga, localizada na Alameda Padre Edemur, onde funcionava o antigo Teatro Municipal, já está liberada para os comerciantes do antigo Mercadão. Dois boxes já recebem os produtos e equipamentos de comércios que funcionavam no local onde abrigará o Poupatempo.
A mudança foi autorizada porque na tarde de ontem os vereadores Jura e Douglas Lisboa, ao terem conhecimento da situação na qual se encontravam os comerciantes, tiveram uma reunião urgente com o prefeito, cobrando providências. Eles estavam trabalhando em meio à poeira e restos de materiais, já que há uma semana o local passou a ser demolido. Os comerciantes, sendo pai e filha, e outros dois homens, permaneceram no local porque, até ontem, não estava permitida a mudança para a galeria Central e estes precisavam trabalhar.
Para Jura, era inaceitável que a Prefeitura pedisse para que os comerciantes deixassem o espaço para se mudarem para a Galeria, sendo que o novo local estava fechado (até ontem).
Um dos comerciantes que trabalha com artesanato decidiu pegar suas coisas e armar uma tenda do lado de fora do Mercadão. “Vim por conta própria. Vou ficar lá em meio à poeira? Aqui é bem melhor para trabalhar”, disse.
Iládio de Souza está há 47 anos no local e disse que os clientes não aparecem há quase uma semana, por causa das obras eles acabam pensando que não existem mais trabalhadores dentro do prédio. Ele ainda comentou que mesmo com cinco anos isento de aluguel no novo espaço, os comerciantes deverão pagar a taxa de condomínio. “Falaram que será entre R$ 200 a R$ 250”.
Prefeitura exigiu saída,
sem espaço definido, diz Jura
O vereador Jura opina que a Prefeitura deveria ter arrumado a Galeria Central antes de começar a demolir o Mercadão. “Nenhum cliente entrou aqui, todos estão tendo prejuízo. Eles podem até ter a permissão de uso no novo espaço, mas não está aberto lá”, disse.
“Sou a favor da vinda do Poupatempo, mas isto o que está acontecendo aqui é desumano. Eles estão trabalhando de máscara, essa poeira prejudica muito a saúde”.
O vereador Douglas Lisboa também passou pelo local e disse que estava inconformado ao saber que pessoas estavam trabalhando em meio à demolição. “Por que não liberaram ainda a Galeria Central?”, falou.
Nota da Prefeitura
A redação do jornal A Cidade entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Votuporanga, que enviou nota sobre o assunto.
A comunicação explicou que João Carlos de Lima Neto já começou sua mudança há cerca de 15 dias e a expectativa é positiva para iniciar os trabalhos.
“O local ficou muito bonito e o ponto centralizado nos faz crer que vai ser melhor”.
Já o amolador Moacir Menezes, que também já instalou alguns equipamentos no novo local está otimista. “Acreditamos que haverá um fluxo de pessoas maior e vai trazer benefícios pra todo mundo”.
Novo espaço
A nova Galeria possui infraestrutura completa, com banheiros e praça de alimentação, dispondo de 19 boxes, que poderão ser requisitados mediante protocolo junto à Prefeitura, sendo que o valor dos aluguéis varia de acordo com a área.
Os comerciantes que ocupavam o antigo Mercadão terão isenção de aluguéis por cinco anos, conforme lei aprovada pela Câmara Municipal.
“O novo prédio possui uma localização muito melhor e terá diversos outros atrativos e variedade de comércio, o que certamente aumentará a movimentação de pessoas”, afirmou o prefeito Junior Marão.