Leidiane Sabino
Votuporanga se prepara desde o ano passado para a implantação do teste rápido de HIV/ Sífilis. Nesta semana, os profissionais de saúde participaram de uma reunião e de uma videoconferência direcionadas a este trabalho.
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do SAE (Serviço de Atendimento Especializado), começa a instalar em breve o projeto piloto, que funcionará inicialmente nos Consultórios Municipais do São João, Vila América e Palmeiras. Posteriormente, toda a cidade será atendida.
Esta medida é uma das exigências para o município receber o projeto Cegonha, do Governo Federal.
Participaram da videoconferência na manhã de ontem, no polo UAB, todas as enfermeiras capacitadas como lauda-doras no teste rápido. A reunião foi ministrada pelo CRT (Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids) de São Paulo.
Projeto Cegonha
Lançada em março de 2011 pelo Governo Federal, a Rede Cegonha é um programa que visa garantir atendimento de qualidade a todas as brasileiras pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida do bebê. Ela terá atuação integrada às demais iniciativas do SUS para a saúde da mulher.
Conforme as diretrizes gerais e operacionais do projeto, deve ser assegurado às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção hu-manizada durante a gravidez, o parto e o pós-parto, e às crianças o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.