Em entrevista ao jornal A Cidade, o presidente da associação, João Galassi, falou sobre a perspectiva do segmento no torneio
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados), João Galassi, analisa a Copa do Mundo como uma oportunidade a mais do segmento lucrar. Em entrevista ao jornal A Cidade, ele afirmou que sua perspectiva é muito positiva. “A Copa do Mundo é uma confraternização maior das famílias dentro do lar. E esse consumo vem dos supermercados, por isso acreditamos que a competição vai favorecer significativamente as vendas do setor. Principalmente também porque acreditamos que o número de carteiras assinadas e empregos crescerá ou se manterá dentro do nível considerado técnico, ou seja, não há desemprego formal”, frisou.
Feriados
Todavia, João Galassi admitiu que se preocupa com a quantidade de feriados. “Estamos conversando com todos os prefeitos onde a Apas tem Regional – são 14 – para apresentar um pedido. Com a Lei Geral da Copa, os municípios passaram a ter o direito de decretar feriado, mas junho já tem dois. Estamos propondo que caso a Prefeitura deseje fazer algum movimento nesse sentido que decrete pelo menos o ponto facultativo e isso atua somente em cima do poder público”, sugeriu.
Ele detalhou mais sobre ponto facultativo. “É uma norma que atua em cima do serviço público, dá a liberdade das empresas e de seus colaboradores fazerem a sua melhor alternativa, pois temos que atender os turistas e os trabalhadores que vão querer assistir aos jogos. Estamos propondo para que o setor, durante os jogos, feche a loja, faça uma grande confraternização com os colaboradores, disponibilize televisores e faça momentos de descontração com eles”, disse.
Região de São José do Rio Preto
Os números locais revelam a força da região no Estado de São Paulo. A Apas Regional de São José do Rio Preto tem 75 empresas associadas, totalizando 140 lojas, em 106 cidades. Em 2013, a região de São José do Rio Preto foi responsável por 3% do faturamento do setor supermercadista no Estado, o que equivale a aproximadamente R$ 2,4 bilhões. O setor emprega, aproximadamente, 15 mil colaboradores. Desta maneira, desponta como uma das principais atividades do comércio e do PIB da região. Só na cidade de Rio Preto o setor de supermercados faturou no ano passado R$ 803 milhões, o que equivale a 33% da região e 1% do faturamento de todo o estado de São Paulo.
Sobre a Apas – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermer-cadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.200 associados, que somam mais de 3000 lojas.