Lideranças de Votuporanga participaram, na tarde de ontem, de audiência com o governador do Estado, Geraldo Alckmin, e com os secretários de Energia, José Aníbal, e do Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para a assinatura de convênio para a produção de energia fotovoltaica na cidade.
Participaram o deputado estadual Carlão Pignatari, o prefeito Junior Marão, o presidente da Câmara Municipal, Eliezer Casali, o gestor da superintendência da Saev, Gustavo Vilela, e o empresário Cláudio Vale, sócio do North Shopping, além do investidor da usina que será instalada em Votuporanga, Pedro Vaquer Brunet. Ainda estiveram presentes o subsecretário de Energia Renovável, Milton Flávio; o representante da Abiogás, Alessandro Gardeman, e o presidente da AES, Britaldo Soares.
O objetivo é a produção de energia através de fontes renováveis. Alckmin assinou decretos estipulando que os bens e equipamentos destinados à geração de energia elétrica ou térmica a partir de gás, biogás (biometano), solar fotovoltaica, resíduos sólidos urbanos, biomassa resultante da industrialização e de resíduos da cana-de-açúcar sejam desonerados, assim como todos os equipamentos necessários para a produção e tratamento de biogás.
Em Votuporanga, a empresa Solatio Energia lançou o empreendimento inovador em tecnologias limpas para a geração de energia e está iniciando a implantação de um parque fotovoltaico. Trata-se de um lugar especialmente escolhido, licenciado e desenvolvido para receber a tecnologia de placas fotovoltaicas para a geração de energia através da coleta e conversão da emissão de radiação do sol (luz solar). Votuporanga será a primeira cidade do Estado de São Paulo e do Brasil, a ter a maior usina fotovoltaica, que vai gerar 7 MWh, sendo parte destinada para o shopping e o restante será utilizado para abastecer residências da cidade.
De acordo com os empresários, esse método de conversão energética da luz solar é chamado de método direto, já que a energia solar atinge as placas fotovoltaicas e então é convertida para energia elétrica. O North Shopping de Votuporanga será o primeiro do Brasil a receber energia 100% verde, com energia limpa e renovável.
“O projeto é importante não só para a região de Votuporanga que terá oferta de energia limpa, mas também uma pequena correção de rota para todo o planeta que está precisando de novas fontes para gerar emprego e renda nos países”, afirmam os investidores.