Município lançou ontem o programa “Votuporanga + Verde”; Saev Ambiental irá bancar todo o custo para o plantio das mudas
Guarizo afirmou que região central é carente de arborização
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga, há tempos, se preocupa com o meio ambiente. A cidade, que é dona da nona colocação no programa estadual “Município Verde Azul”, realiza ações voltadas para a preservação da natureza. Ontem, a Prefeitura e Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente) deram mais um passo e lançaram um projeto, o “Votuporanga + Verde”, que visa plantar cerca de 2,5 mil mudas na região central.
O que é?
A proposta é que a ação ocorra em três etapas de plantio: 800 mudas até o final do ano; mais mil em 2015 e 700 outras espécies em 2016. Neste primeiro momento, o projeto vai contemplar a região central, localizada entre as ruas Itacolomi até a avenida José Marão Filho e entre as ruas das Bandeiras até a Minas Gerais.
A aquisição de mudas, materiais para confecção de gradis, bem como a mão de obra para cortes de calçadas, abertura de covas e plantio, serão de responsabilidade da Saev e da Prefeitura, ficando o proprietário do imóvel responsável pela manutenção das mesmas.
Opinião
O superintendente da Saev Ambiental, Oscar Guarizo, afirmou que a arborização de Votuporanga é boa, mas o Centro da cidade é carente de árvores. “O prefeito Junior Marão colocou o dedo na ferida. Hoje (ontem), demos um passo a mais, lançando um projeto em uma área (Centro) que necessita”, disse.
Ele ressaltou que desde 2009, 165 mil árvores foram plantadas entre APPs (Áreas de Preservação Permanente), avenidas e ruas.