Bruno Dumbra falou sobre os perigos da internet
O Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) realizou na noite de quarta-feira sua primeira reunião em novo horário e local. Como nos últimos anos o público estava diminuindo, a estratégia do novo presidente, o publicitário Dirceu Camargo, foi passar os encontros para o período noturno. Agora, os encontros acontecerão no auditório Nasser Marão, na ACV (Associação Comercial de Votuporanga). Houve uma enquete com os participantes, onde ficou decidido às 18h, com até quinze minutos de espera para iniciar os encontros.
Camargo adiantou que neste mês, a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama de Taquaritinga, Lívia Zuppani, estará em Votuporanga para conhecer o Conseg.
A reunião do Conseg reuniu representantes de diversos segmentos da cidade. Presidentes das associações de moradores também estiveram presentes. Representando a Vila Carvalho, o vice-presidente da associação, Lucas Ferreira, 23. Ele esteve na reunião e solicitou que o Conseg fosse um órgão de mediação entre Prefeitura e demais autoridades, com o objetivo de conseguir uma maior atenção para os moradores da Vila.
O capitão da PM, Edson Fávero, disse que irá direcionar um policiamento melhor na Vila. A estratégia é passar por mais vezes com a viatura policial.
Em seguida, o advogado Bruno Dumbra ministrou palestra no Conseg. O tema abordado foi internet, segurança e família. Ele apresentou uma cartilha elaborada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que está disponível no site www.oabsp.org.br .
Dumbra iniciou sua fala dizendo que hoje em dia muitas pessoas se exibem nas redes sociais, divulgado endereço de casa, local de trabalho e escola. Segundo o advogado, é recomendável que nem todas as publicações e fotos sejam vistas por todos, ou seja, no modo “público”, mas sim, somente para amigos e familiares.
Também é importante ficar atento à pornografia e ao cyberbulling, prática que envolve o uso de tecnologias de infor-mação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis, praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar o outro.
Os pais, segundo Dumbra, devem permanecer atentos nas atitudes dos filhos pelas redes sociais, pois podem até responder civilmente caso algum crime seja praticado contra eles.