Em casos de denúncias, donos têm prazo para retirar veículos do local; Prefeitura diz que 75% obedece à notificação
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Os 1.308 casos positivos de dengue registrados em 2015 em Votuporanga parecem não preocupar os moradores que deixam carros abandonados por ruas da cidade. A situação tem preocupado algumas pessoas que cobram a retirada destes veículos do município e uma punição aos donos. Em 2015, a Prefeitura recebeu 110 reclamações e removeu 35 veículos das ruas.
De acordo com a Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança de Votuporanga, quando há a denúncia de algum veículo abandonado, o agente de trânsito notifica o proprietário para remover o carro em 10 dias. Após o prazo, se o veículo permanecer no local, a notificação é divulgada no jornal, solicitando novamente o recolhimento em 10 dias. Depois desta data, o veículo é guinchado.
Entretanto, estatísticas da Secretaria apontam que 75% dos carros notificados são retirados.
A Prefeitura não multa os donos dos veículos deixados nas ruas, mas o motorista precisa arcar com as despesas do guincho e pátio. A multa só ocorrerá se o veículo estiver estacionado em algum local irregular como em cima de calçadas, de canteiros centrais de avenidas ou a menos de cinco metros de avenidas.
“Pedem que não deixemos criadouros do mosquito da dengue em nossas casas. Mas, e quando um veículo é deixado na frente da sua casa e ninguém faz nada?”, disse uma cidadã que está preocupada com dois carros que estão abandonados há mais de 60 dias no bairro Monte Alto.
Os moradores do Monte Alto estão indignados com os dois veículos deixados na rua sem condições de uso e que estão servindo de criadouro para o mosquito da dengue. Os veículos estão na rua Joaquim Franco Garcia, esquina com a Ivo Aparecido de Oliveira Pereira, perto do Cemei Floriano Moarzochi.