O Ecotudo, um dos locais apropriados para receber todo tipo de material, fica bem perto da residência da dona de casa Cenira Greco. “Não sabemos quem joga lixo no local. Era preciso ser feito algo para que não fosse jogado tanto lixo dessa forma”, diz Cenira.
Na Vila Carvalho, bairro rural de Votuporanga, o problema está bem no meio da rua e atrai visitantes indesejáveis. O monte de lixo vira ponto de parada do mosquito da dengue.
O auxiliar de serviços gerais Paulo Andretto Romeiro até colocou uma placa em frente à casa dele, na esperança de conscientizar quem passa diariamente pelo lugar. “Mesmo com a placa, muita gente passa dos limites e aproveita da situação”, afirma Romeiro.
A população sabe que é proibido deixar sujeira jogada em qualquer lugar, mas para muitos, o aprendizado só vale quando o erro pesa no bolso.
O Ecotudo fica na avenida Conde Francisco Matarazzo, esquina com a Francisco Bueno Baeza, no bairro Palmeiras I, e funciona das 8h às 20h. A Saev Ambiental informou que vai fazer uma campanha para conscientizar os moradores a separar o lixo e dar a destinação correta. Serão vários pontos de coleta, entre eles, a praça da Matriz, praça São Bento e o Centro de Lazer do Trabalhador. Todos os endereços estão no site da instituição.