Votuporanga caiu e ficou posicionada no 26º lugar; no último resultado, divulgado em 2014, a cidade conquistou o 2º lugar
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
O Programa Município Verde Azul, que tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental, divulgou ontem o Ranking Ambiental Paulista 2015 das cidades que mais desenvolvem atividades e projetos na área ambiental. Votuporanga perdeu algumas posições em relação ao último resultado divulgado no ano passado, o município deixou o 2º lugar e foi parar no 26º. De acordo com o Gestor de Meio Ambiente da Saev Ambiental, Gustavo Gallo Vilela, o resultado será analisado para que atitudes possam ser tomadas. O prefeito Junior Marão estava otimista quanto a classificação da cidade.
“Nós temos diversas ações, como o inovador projeto Ecotudo, os programas de educação ambiental nas escolas e a recuperação e proteção das nascentes, tudo isso nos leva a acreditar que nos manteremos entre os melhores”, comentou Junior Marão em seu programa ‘Conversa com o Prefeito’, que foi ao ar na última terça-feira, dia 16.
Para o Gestor de Meio Ambiente, Gustavo Gallo Vilela, o resultado o pegou de surpresa. “Ano passado conseguimos ficar entre os 10 primeiros e agora caímos bastante, mas não sei, acho que esse ainda não é o resultado final de Votuporanga, pode ter ocorrido algum erro por parte do programa, mas só poderemos ter certeza mesmo quando as notas de cada quesito, que são 10, saírem”, explicou Gustavo.
Gustavo ressaltou que mesmo que a posição seja a definitiva, o município continua em boa colocação. “Claro que não é um 2º lugar, mas só de ficarmos entre as 111 cidades que foram certificadas pelo programa, já é um bom resultado. Se for decretado que caímos mesmo, vamos analisar os pontos que nos prejudicaram e trabalhar em cima disso”, comentou.
O ciclo contou com 410 cidades, que apresentaram seus relatórios finais com as ações ambientais realizadas, e 111 cidades foram certificadas, com uma pontuação superior a 80,0. A nota final conquistada por Votuporanga foi de 89,28.
No ano passado o múnicípio também conquistou o prêmio Franco Montoro, que é dedicado aos municípios com a melhor colocação no ranking em suas bacias hidrográficas. Neste ano a cidade também ficou fora da premiação.
Com a divulgação do ranking de 2015, os 618 municípios cadastrados já estão mobilizados para o novo ciclo.