A Polícia Civil e o Ministério Público de São Paulo fazem hoje (29) uma operação em 180 municípios do estado contra desvios de dinheiro na saúde. A Operação Raio X envolve 816 policiais e 30 promotores para o cumprimento de 237 mandados de busca e 64 de prisão. As irregularidades são apuradas ainda em 57 municípios de outros estados, como Pará, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

A operação é resultado de cerca de dois anos de investigação que apontaram a existência de um esquema de corrupção envolvendo agentes públicos, empresários e profissionais liberais. Segundo a apuração, foram desviados milhões de reais por meio de contratos de gestão de saúde com organizações sociais. Esses termo eram firmados a partir de licitações fraudadas ou superfaturadas.
O governador João Doria disse que determinou que o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, faça um “pente fino” nos contratos que o governo de São Paulo mantém com organizações sociais. “Não vamos tolerar que o estado seja vítima de inescrupulosos”, enfatizou no Twitter ao comentar a operação de hoje.
"A Polícia Civil de SP deflagrou nesta manhã operação em parceria com o MP para apurar contratos da área da saúde. Determinei ao Sec. de Saúde Jean Gorinchteyn um pente fino para apurar contratos com Organizações Sociais. Não vamos tolerar que o Estado seja vítima de inescrupulosos", disse João Doria.
*Agência Brasil
25/10/2025
Defesa contesta acusações e diz que estúdio tinha autorização para tatuar adolescente em Votuporanga
24/10/2025
Surtado e armado: ladrão coloca a culpa na cocaína após cometer onda de assaltos em Votuporanga
22/10/2025
Adolescente de 14 anos faz tatuagens escondida dos pais e caso vai parar na polícia em Votuporanga
18/10/2025
Polícia Civil de Votuporanga prende homem acusado de estuprar e matar jovem de 17 anos
18/10/2025
Defesa diz que Guerche reagiu a agressões e que não tinha a intenção de matar