Polícia

“Cracolândia” em Votuporanga: moradores do bairro São João clamam por mais segurança

Por meio de denúncias nas redes sociais, moradores cobram segurança em local que tem sido tomado aos poucos por usuários de drogas
publicado em 23/11/2023
Moradores pedem mais segurança em áreas do bairro São João apontadas como Cracolândia (Foto: Google Maps)

Moradores pedem mais segurança em áreas do bairro São João apontadas como Cracolândia (Foto: Google Maps)

Fernanda Cipriano
fernanda@acidadevotuporanga.com.br

A população do bairro São João, zona Sul de Votuporanga, vive um cenário de insegurança, com relatos de aumento da criminalidade e atividades ilícitas nas adjacências do local. Moradores, em publicações anônimas, expressaram suas preocupações e pediram medidas urgentes para lidar com a situação.

Um dos relatos circulou no grupo de Facebook “Reclame Votuporanga” e destaca a presença crescente de usuários de drogas nas ruas, menciona casos de consumo aberto e, em particular, o uso de crack. Os residentes afirmam que a área está se transformando em uma espécie de “Cracolândia”.

Um dos apelos dos moradores é direcionado às autoridades políticas e solicita a alocação de mais recursos para a segurança pública na região. Eles pedem especificamente por uma presença policial mais robusta, sugerindo a implantação de um policiamento contínuo, 24 horas por dia, para lidar com a crescente criminalidade.

“Algum político pode pedir 24 horas de polícia no bairro São João, pelo amor de Deus? A bandidagem está solta nesse bairro, aqui virou a verdadeira Cracolândia. Usuários de drogas usando tudo quanto é tipo de drogas, inclusive, usando crack em qualquer esquina”, relatou o membro do grupo de forma anônima.

Furto
Outro ponto mencionado na publicação é a necessidade de intensificar as rondas nas proximidades da UBS (Unidade Básica de Saúde) Gumercindo Hernandez Moralez. Moradores também relatam ocorrências frequentes de furtos e atos de vandalismo.

Além disso, há a denúncia específica sobre uma casa na rua Vitorio Cavaleri, esquina com a rua Olímpia Formenton, que supostamente teria se tornado um esconderijo para objetos furtados. Os moradores até mesmo teriam organizado um abaixo-assinado buscando mais segurança.

Ações PM
A reportagem do A Cidade entrou em contato com a Polícia Militar de Votuporanga, que disse que desde as primeiras denúncias sobre caso, há três dias, têm tomado providências para que o problema seja, no mínimo, contido.

Segundo o Capitão da PM, André Navarrete, dezenas de flagrantes de furtos foram apresentados na última semana para tentar coibir as ações no bairro. “Estamos atentos a estes crimes, principalmente, o de furto de fios que tem nos preocupado também”, disse ele.

Votuporanga tem vivido um cerco contra a criminalidade, principalmente, com a operação Impacto, que continua em vigor. De outubro até o momento, segundo os dados da Polícia Militar já foram 84 presos e 11 menores apreendidos no mundo do crime na cidade. No mesmo período, no ano passado, a Polícia Militar prendeu 67 pessoas e apreendeu oito menores, em ações para coibir a criminalidade em Votuporanga.
Além disso, a corporação orienta para que sejam realizadas denúncias durante os casos que acontecem na região, por meio do 190.
© 2025 - www.acidadevotuporanga.com.br - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por GD Virtual
carregando