Convidado é o Dr. Matheus Braga, médico do Pronto Socorro da Santa Casa e do Samu, que vai falar sobre a doença às 18h na página do hospital no Instagram
Objetivo da live do hospital é orientar o público sobre a doença e como se prevenir (Imagem: Divulgação/Santa Casa de Votuporanga)
Chuva e calor são uma combinação perigosa na saúde. Tudo porque este cenário é propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya. Com o objetivo de orientar o público, a Santa Casa de Votuporanga realiza uma live nesta quinta-feira (18), a partir das 18h, no Instagram da instituição.
O convidado é o Dr. Matheus Braga, médico do Pronto Socorro da Santa Casa e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Ele irá explicar sobre a dengue e o público poderá fazer perguntas para o profissional.
Entre as dúvidas mais comuns a serem sanadas, estão: os sintomas, onde procurar atendimento, qual a diferença da dengue clássica e da hemorrágica, quais são as pessoas mais vulneráveis e muito mais.
O provedor da instituição, Luiz Fernando Góes Liévana, convidou todo o público. “A nossa equipe de Comunicação está atenta aos conteúdos, trazendo sempre valiosas orientações com nossos médicos e colaboradores, especialmente de prevenção. Convide toda a sua família e amigos para sabermos mais sobre a dengue”, concluiu.
Prevenção antes e depois da live
Sobre a prevenção, é sempre bom reforçar. Para o combate ao Aedes aegypti, vale advertir sobre o papel fundamental da população, principalmente neste período de pandemia da Covid-19, em que os Agentes Comunitários de Saúde estão limitados a visitar as áreas externas das residências.
As pessoas devem manter os cuidados, permanentemente, em suas casas, verificando e eliminando o armazenamento de água parada e os recipientes que possam acumular água e virar criadouros do mosquito. Os quintais devem estar sempre limpos, sem garrafas, sacolas plásticas, entre muitos outros recipientes que possam acumular água da chuva. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais com água, bucha e sabão; limpar calhas, utilizar produtos (detergente, sabão em pó) nos ralos internos e externos, a fim de se evitar a proliferação do vetor.
Serviço
- Live da Santa Casa com o médico do Pronto Socorro, Dr. Matheus Braga
- Data: 18/02/2021
- Horário: 18h
- Onde: Instagram da Santa Casa