Idoso acima de 90 anos deve apresentar um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço para receber a vacina (Foto: Divulgação/Prefeitura de Votuporanga)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
A vacinação que contempla idosos com mais de 90 anos começou nesta semana em todas as unidades de saúde de Votuporanga. Segundo a Prefeitura, as doses estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
De acordo com um levantamento feito pela Administração exclusivamente ao jornal A Cidade, 171 idosos desta faixa etária foram vacinados na segunda-feira (9). A Secretaria da Saúde de estima que 480 idosos dessa faixa etária morem no município.
Para receber a vacina, basta a pessoa apresentar um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço.
Nas unidades "Carmem Martin Maria Morettin", no bairro Paineiras, e "Martiniano Salgado", no Pró-Povo, a Prefeitura estruturou um drive-thru de vacinação. Segundo a Administração, 62 idosos foram vacinados desta forma ontem.
Já para os idosos acamados, a imunização foi realizada em cada residência pelas equipes das unidades.
Doses e cronograma
Na semana passada, Votuporanga recebeu mais um lote de doses da CoronaVac, vacina contra Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, totalizando, então, 5.960 doses do imunizante.
O novo cronograma leva em consideração justamente a quantidade de doses disponíveis e o público alvo. “Seguiremos o calendário previsto pelo Plano Estadual de Imunização de acordo com o recebimento de novas doses” informou a Prefeitura, em nota, por meio da assessoria de imprensa.
O grupo acima de 90 anos faz parte da primeira fase da vacinação, que já contemplou profissionais da linha de frente de atendimento à saúde, trabalhadores dos demais estabelecimentos de saúde, idosos que vivem nas instituições de longa permanência e colaboradores dessas instituições.
*Colaborou Franclin Duarte