Como a Coronavac, vacina mais aplicada até o momento no país, a norte-americana é aplicada em duas doses, só que com um intervalo maior: três meses
Votuporanga recebeu ontem um lote de vacinas da Pfizer e vai utilizálo para imunizar profissionais da educação e deficientes (Foto: Ascom Sesau/Carla Cleto)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
A Secretaria Municipal de Saúde de Votuporanga recebeu na sexta-feira (11) um lote com 1,1 mil doses de vacina da Pfizer, imunizante dos Estados Unidos, que se tornou um dos principais pontos de discussão da CPI da Covid no Senado. Assim como a Coronavac, vacina mais aplicada até o momento no país, a norte-americana é aplicada em duas doses, só que com um intervalo maior: três meses.
De acordo com a Prefeitura, os novos imunizantes serão aplicados em profissionais da educação básica, de 18 a 44 anos, e pessoas com deficiência sem BPC (Benefício de Prestação Continuada), acima de 18 anos. Este novo público começa a ser vacinado na segunda-feira (14) em todos os postos volantes de vacinação da cidade.
Os profissionais da educação precisam apresentar o comprovante “VacinaJá Educação” obtido após cadastro no portal do Governo do Estado (vacinaja.sp.gov.br/educação). Além deste documento obrigatório, também é necessário apresentar comprovante de residência, RG, CPF e Cartão SUS para conferência dos dados. Caso o profissional não apresente o comprovante “VacinaJá Educação” ele não poderá ser imunizado como trabalhador da educação.
Já as pessoas que possuem deficiência permanente devem apresentar os documentos obrigatórios a todos como: comprovante de endereço, documento de identificação com foto, CPF e cartão SUS, além de xérox de laudo médico que indique a deficiência ou xérox de documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou xérox de documento oficial de identidade com indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência.
Adultos sem comorbidades, de 55 a 59 anos, começam a ser vacinados na quarta
A partir de quarta-feira (16) também está previsto o início da vacinação para adultos de 55 a 59 anos, porém, a Secretaria da Saúde aguarda a chegada das doses destinadas a este público.
Além deste grupo, o município continua aplicando a vacina em pessoas com comorbidades, com Síndrome de Down, transplantados renais, grávidas e puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz), todos acima de 18 anos. As segundas doses também estão disponíveis para todos aqueles que já estão no prazo.
As vacinas estão disponíveis nos quatro postos volantes que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.Grávidas e puérperas, porém, devem se vacinar somente no posto de vacina do CCI (Centro de Convivência do Idoso) no bairro Vila Paes.